Lifestyle

Língua portuguesa ganha 842 palavras em 2016

A Priberam acaba de anunciar que o seu Dicionário de Língua Portuguesa ganhou um total de 842 novos verbetes só durante o primeiro semestre de 2016.
Versão para impressão
A língua portuguesa está mais rica. Quem o diz é a Priberam que acaba de lançar o seu Dicionário Online de Língua Portuguesa registou um total de 842 palavras novas só durante o primeiro semestre de 2016.
 
A revelação foi feita em Lisboa, durante as recentes “Jornadas dos Dicionários: Lexicografia e Dicionarística Portuguesas”, numa apresentação dos linguistas Helena Figueira, Pedro Mendes e Cláudia Pinto.

No evento, os especialistas revelaram que, a 30 de junho de 2016, o dicionário integrava um total de 115.821 palavras, o que significa que este é uma das mais completas referências da língua portuguesa.

 
Durante a apresentação, Helena Figueira explicou que uma das vantagens dos dicionários online é a sua rápida capacidade de adaptação às evoluções da língua.

Internet ajuda a identificar novos vocábulos

Muitos dos novos vocábulos surgem na sequência de sugestões diretas, mas também da análise que a Priberam faz de pesquisas dos utilizadores, do texto de notícias, websites e blogues.

 
“Muitas das pesquisas inválidas são feitas com a grafia errada – afinal, é também para saber como se escreve uma determinada palavra que as pessoas procuram um dicionário!”, diz Helena Figueira

“Mas quando detetamos que há muitas pesquisas de utilizadores que tentam encontrar o significado de uma palavra bem formada que não está no dicionário, é sinal de que esse vocábulo provavelmente merece um novo verbete”, acrescenta.

 
Alguns exemplos destas novas palavras são: bolembreano, sexagem, omnibenevolente, tardogótico, normotenaz, diligenciamento, ecomuseu, microzona, íctico ou fónio.

 
A tecnologia por detrás do DPLP remonta ao trabalho realizado pela Priberam desde 1995 mas a génese do dicionário online tal como hoje o conhecemos surgiu em 2008, quando a empresa licenciou o conteúdo do Novo Dicionário Lello da Língua Portuguesa com o objetivo de criar uma plataforma lexicográfica.
 
Apesar de estar sempre a evoluir, à data de 30 de junho de 2016, estas eram as principais estatísticas do DPLP:
  • 115.821 verbetes;
  • 5.163 desdobramentos com alterações ortográficas;
  • 1.599 subverbetes;
  • 7.037 locuções;
  • 217.379 definições;
  • 51.666 sinónimos; 
  • 4.180 antónimos;
  • 10.031 aceções com exemplos
O DPLP inclui ainda as variantes gráficas da norma brasileira bem como a grafia antes e depois do Acordo Ortográfico.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório