iliving&trends

Laranja é o novo verde

O fio que une beleza, sustentabilidade e benefícios à pele existe e atende pelo nome de Orange Fiber (Fibra de Laranja).
Versão para impressão
Desenvolvido na Itália pela startup do mesmo nome, Orange Fiber é um tecido feito a partir de resíduos de citrinos. O resultado é um “creme de vestir”, ou seja, peças que hidratam a pele e cujo efeito dura até vinte lavagens.

Uma laranja é composta por apenas 50% de polpa. Isto significa que em Portugal 100.000 toneladas de fruta são resíduos de casca todos os anos. Esta sobra é utilizada para a extração de celulose necessária à produção do fio similar ao da seda. A fibra do tecido possui ainda nanocápsulas de óleos essenciais de citrinos, que contêm vitamina C e se dissolvem na pele aos poucos, nutrindo-a enquanto a veste.

Patenteado, o produto ganhou o prémio Global Change Award da H&M Conscious Foundation 2016 que vai permitir à empresa expandir as suas operações. Por enquanto só está disponível em três cores: branco, creme e laranja, porém a perspetiva é de crescimento. Infelizmente o tecido ainda não chegou cá, mas já sinaliza um futuro sustentável para a moda e para os alimentos, atendendo à demanda mundial por uma indústria têxtil mais verde, ou neste caso, mais laranja.

rodape_NatashaPadua_2

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub