Sociedade

Jovens europeus vieram a Portugal combater o êxodo rural

Trinta e oito jovens, de 13 diferentes países europeus, estiveram durante nove dias na aldeia de Chãos, em Rio Maior, numa iniciativa que visa o combate à desertificação nas zonas rurais. No âmbito do programa Juventude em Ação, da União Europeia, o
Versão para impressão
Trinta e oito jovens, de 13 diferentes países europeus, estiveram durante nove dias na aldeia de Chãos, em Rio Maior, numa iniciativa que visa o combate à desertificação nas zonas rurais. No âmbito do programa Juventude em Ação, da União Europeia, o projeto YourLife pretende pôr um travão ao êxodo rural. 
 
Durante mais de uma semana, jovens de várias nacionalidades participaram nesta ação onde se exemplificou como as tradições e culturas do campo podem ser desenvolvidas e aproveitadas como oportunidades de negócio e para a criação de empregos. 
 
Esta é a primeira vez que o projeto chega a Portugal, impulsionado pela H2O – Associação de Jovens de Arrouquelas, que quer impulsionar o desenvolvimento e revitalizar a região dos Candeeiros, pondo fim ao abandono de uma zona que tem vindo a ser desvalorizada pelos jovens. 
 
A entidade, sem fins lucrativos e com sede na aldeia de Arrouquelas, no concelho de Rio Maior, tem como missão criar formas de participação e comunicação entre os jovens, através da dinamização de projetos pedagógicos de âmbito local, regional e internacional. 
 
Para isso tem como alicerces a educação não-formal, a criatividade, a inovação e a irreverência característica da juventude, promovendo hábitos de cidadania que acompanhem o desenvolvimento sociopedagógico dos jovens.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório