Ciência

Jovens cientistas de todo o mundo competem em Lx

Lisboa vai ser o palco da 22ª edição do "European Contest of Young Scientists", a Final Europeia para Jovens Cientistas de todo o mundo, que decorre entre os dias 24 e 29 de Setembro. Dois projetos portugueses, dos Açores e de Odemira, concorrem n

Versão para impressão
Lisboa vai ser o palco da 22ª edição do “European Contest of Young Scientists”, a Final Europeia para Jovens Cientistas de todo o mundo, que decorre entre os dias 24 e 29 de Setembro. Dois projetos portugueses, dos Açores e de Odemira, concorrem nesta final.

Esta grande Final, promovida pela Fundação da Juventude em conjunto com a Comissão Europeia, junta no Museu da Electricidade 132 jovens, com idades entre os 15 e os 20 anos.

Segundo a organização, ao todo, 88 projectos científicos e de investigação irão concorrer entre si, oriundos de 39 países da União Europeia, EUA, Brasil, Canadá, Japão, China e da Coreia do Sul, avança a organização em comunicado.

Portugal vai estar representado com dois projectos: a Escola Secundária de Lagoa, em S. Miguel, nos Açores, que irá apresentar o “Programa de Biomonitorização da Doença Vibroacústica”, uma doença causada pela exposição excessiva a ruídos de baixa frequência.

A Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, em Odemira, com o projecto “Rochas do Sudoeste – os mistérios escritos na pedra”, que incidiu numa investigação sobre a génese de umas esferas perfeitas de arenito que ocorrem na falésia entre a Zambujeira do Mar e o Carvalhal.

O “European Contest for Young Scientists” conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República. Os prémios, que serão entregues no dia 28 de Setembro na presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, e pela Ministra da Educação, Isabel Alçada.

Além dos valores monetários, estes prémios oferecem aos vencedores a oportunidade de estagiarem em laboratórios de referência internacional, através do Instituto Europeu de Patentes e o EIROforum – um organismo composto por sete organizações intergovernamentais europeias líderes mundiais nos diversos respectivos campos da ciência.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório