Ciência

Jovem português é bicampeão mundial de cálculo mental

O jovem português João Bento, de 13 anos, sagrou-se, este mês, bicampeão mundial de cálculo mental. O estudante da Escola Secundária Manuel Fernandes, em Abrantes, foi o grande vencedor da edição de 2015 do concurso "SuperTmatik".
Versão para impressão
O jovem português João Bento, de 13 anos, sagrou-se, este mês, bicampeão mundial de cálculo mental. O estudante da Escola Secundária Manuel Fernandes, em Abrantes, foi o grande vencedor da edição de 2015 do concurso “SuperTmatik” de cálculo mental, uma competição internacional realizada 'online' todos os anos e em que participaram milhares de alunos.
 
De acordo com números revelados, esta segunda-feira, pela Eudactica, editora de materiais didáticos responsável pela promoção deste concurso de cálculo mental com jogo de cartas cujo objetivo é treinar as operações básicas da matemática, João Bento ficou não só em 1.º lugar no seu escalão, como garantiu o melhor tempo mundial da competição.
 
O jovem, que frequenta, atualmente, o 7.º ano de escolaridade, solucionou as 15 equações que lhe foram apresentadas durante o campeonato em apenas 33,66 segundos, finalizando o desafio a uma distância de 16 segundos do segundo classificado do seu escalão: o também português Miguel Oliveira Martins, do Instituto D. João V, em Pombal.
 
O ano de 2015 foi, aliás, de destaque para Portugal no “SuperTmatik” de cálculo mental: o nosso país foi que obteve a melhor classificação geral, com vários alunos a sobressaírem nos seus diversos escalões etários, assegurando diversos lugares de topo. A completar o pódio aparecem Espanha, que garantiu a 2.ª posição, e Malta, que terminou no 3.º lugar da geral.
 
Recorde-se que esta não é a primeira vez que João Bento se sagra campeão do mundo de cálculo mental: o ano passado, o estudante, que, na altura, tinha até tido negativa a Matemática na escola, arrecadou o 1.º no 'SuperTmatik' de cálculo mental, destacando-se entre mais de 36 mil participantes de 61 países.
 
“Era muita gente a participar e o mundo é muito grande”, disse o jovem num comunicado divulgado à data, admitindo ter ficado surpreendido com a conquista, que, este ano, acabou por repetir.
 
Clique AQUI para conhecer todos os vencedores do “SuperTmatik” de 2015 no site da Eudactica.

Notícia sugerida por David Ferreira e Maria Pandina 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório