Ciência

Jovem luso premiado nas Olimpíadas da Astronomia

O jovem estudante Matheus Marreiros conquistou uma menção honrosa para Portugal na sexta edição das Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica (IOAA) que se realizou entre 4 e 14 de Agosto na cidade brasileira do Rio de Janeiro.
Versão para impressão
O jovem estudante Matheus Marreiros conquistou uma menção honrosa para Portugal na sexta edição das Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica (IOAA) que se realizou entre 4 e 14 de Agosto na cidade brasileira do Rio de Janeiro.
 
No total, a prova contou com a participação de 160 estudantes do ensino secundário de 32 países, estando Portugal representado por dois alunos: Mariana Paiva, da Escola Secundária da Ribeira Grande, nos Açores, e Matheus Marreiros, da Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa.
 
Em comunicado, Cristina Fernandes, líder da equipa portuguesa que acompanhou os seus dois elementos às IOAA, considerou que a menção honrosa obtida por Matheus Marreiros tem “muito mérito, tendo em conta que o Matheus estudou completamente sozinho” e que a prova era, no entender da responsável, “bastante difícil”. 
 

André Moitinho de Almeida, presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA) congratulou-se, também, com o resultado, já que embora este seja “apenas o segundo ano em que uma equipa portuguesa participa nas IOAA”, o país conseguiu começar a “alcançar um lugar de destaque”.
 
“Por ser uma atividade tão recente para a SPA, aliás a própria SPA é uma sociedade jovem, a infraestrutura e apoios com que contamos para as Olimpíadas são ainda reduzidos. Daí termos podido levar apenas dois participantes e não os cinco levados pela maioria dos países”, explicou o dirigente.
 
“Grande parte do mérito é, claro, dos estudantes, mas não se pode deixar de dar ênfase ao papel dos professores do ensino secundário que têm vindo a apoiar e acompanhar os estudantes, não apenas estes finalistas, nas provas nacionais”, acrescentou André Moitinho de Almeida.
 
Estas Olimpíadas, que se realizam desde 2007, são uma competição internacional de alto nível destinada aos estudantes do ensino secundário, que promove a aprendizagem e os conhecimentos acerca de Astronomia e Astrofísica.
 
Portugal participa nas IOAA desde 2011, ano em que a prova decorreu em Katowice e Krákov, na Polónia e que o país foi representado pela portuguesa Carolina Duarte. Em 2013, a competição, que decorre anualmente, vai ter lugar na Grécia.
 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório