Sociedade

Jornalista Henrique Cymerman vence prémio mundial

O repórter Henrique Cymerman é o primeiro português a vencer o prémio norte-americano Daniel Pearl Awards, pelo seu trabalho de jornalismo de investigação a nível internacional.
Versão para impressão

O repórter Henrique Cymerman é o primeiro português a vencer o prémio norte-americano Daniel Pearl Awards, pelo seu trabalho de jornalismo de investigação a nível internacional.

O prémio reconhece sobretudo a dedicação do jornalista ao seu trabalho no Médio Oriente e vai ser entregue numa cerimónia a ter lugar dia 10 de fevereiro na Califórnia, nos Estados Unidos da América.

Henrique Cymerman nasceu na cidade do Porto e é correspondente em Israel de vários orgãos de comunicação, entre os quais a SIC, o Expresso e o diário espanhol La Vanguardia. Recebeu já vários prémios, entre os quais o de Jornalista do Ano em Espanha, em 2009 e o prémio dos Repórteres sem Fronteiras e da UNESCO em 2010.

Uma das entrevistas mais marcantes do percurso profissional do jornalista foi aquela que fez a Yitzhak Rabin, prémio Nobel da Paz em 1994. O ex-líder israelita faleceu precisamente 24h horas após a conversa com Henrique Cymerman, em 1995.

O prémio Daniel Pearl Awards é atribuído pela Anti-Defamation League, e tem o nome do jornalista que foi assassinado no Paquistão em 2002, local onde desenvolvia o seu trabalho.

Em entrevista ao canal de televisão norte-americano FOX, Cymerman afirmou a sua satisfação em receber o prémio, por se identificar com os valores de Pearl, de “lutar pela verdade”.

A competição é bienal e direcionada para profissionais cuja investigação envolva pelo menos dois países distintos e um tema de grande importância internacional.

[Notícia sugerida por Raquel Baêta]

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório