i9magazine

Jorge Portugal: Diretor-geral da COTEC Portugal

Versão para impressão

Como avalia as recentes estratégias governamentais de promoção da inovação e do empreendedorismo no país?

Vemos que este governo, à semelhança do anterior, está a conduzir a sua política de desenvolvimento económico baseada em dimensões como o capital humano, a qualificação, o empreendedorismo, a inovação e a sua promoção como ferramentas de competitividade. São boas notícias porque, em muitas áreas da política pública essa continuidade não existe, mas neste caso particular parece haver um consenso nacional à volta da ideia de que a inovação e o empreendedorismo são conceitos e linhas de desenvolvimento estratégico que devem estar no topo das políticas e das prioridades do país.

Qual o papel da COTEC Portugal no âmbito do programa Indústria 4.0?

Estamos a atravessar um momento histórico. Pela primeira vez nas as redes digitais estão a atravessar fluxos de dados produzidos pelo diálogo e conversação de máquinas e sistemas autónomos que são iguais aos dados produzidos pelos humanos.

Vemos que é um grande desafio, não só para as empresas e economia portuguesas, mas a nível global porque esta convergência tecnológica está efetivamente a transformar os modelos de negócio. Empresas industriais estão a caminhar para empresas de serviços e empresas de serviços estão a produzir produtos. Isto é um processo que não é isento de riscos e onde as políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento tecnológico e à experimentação são uma variável muito importante para reduzir os riscos e encontrar soluções que possam efetivamente não colocar os investimentos das empresas numa situação difícil.

Nessa perspetiva, a COTEC foi convidada pelo Executivo para fazer parte do conselho estratégico que está a acompanhar esta iniciativa. Como voz de mais de 370 associados, a COTEC pode ser um contributo em termos daquilo que são os desafios e oportunidades nos vários setores que foram escolhidos para proceder a esta experimentação e criar esta visão de desenvolvimento de soluções tecnológicas. Pode dar uma contribuição lúcida e esclarecida sobre como as políticas europeias e a sua determinação em termos dos padrões empresariais da economia portuguesa, que sabemos serem diferentes das PME europeias.Captura de ecrã 2016-05-31, às 11.11.26

Na tomada de posse como novo Diretor-geral da COTEC Portugal prometeu “avivar o espírito fundador e pioneiro da COTEC enquanto associação de mérito e reputação reconhecida, com capacidade de influência e networking. Uma COTEC representativa, influente e operacional”. Disse também que é “igualmente relevante aproximarmo-nos dos nossos associados, de novos associados”. O que vai mudar comparativamente ao trabalho desenvolvido pelo seu antecessor? Pode adiantar-nos novas medidas e iniciativas?

A direção e os associados sentiram que a COTEC deveria reavaliar as suas prioridades face à alteração profunda do contexto em que o negócio se desenvolve, a aceleração tecnológica e toda a reconfiguração das cadeias de valor globais – tudo isto exigia que a COTEC, nascida em 2003, e que evoluiu progressivamente no sentido de colocar a inovação no topo das prioridades das empresas e do país, e das polícias públicas, pudesse reavaliar se a sua razão de existir se mantinha válida e qual o enfoque estratégico que deveria considerar neste período.

COTEC significa cooperação tecnológica ou cooperação para o desenvolvimento tecnológico e essa expressão simboliza o espírito fundador. Cooperar para poder aprender, para poder desenvolver uma cultura de experimentação, para aprender mais rapidamente e ganhar mais vantagens competitivas que permitam afirmar os seus modelos de negócio e afirmar a sua competitividade do mercado – esse é o grande desígnio e nesse sentido o espírito e a missão da COTEC mantêm-se bem vivos.

Dentro deste chapéu há três grandes linhas de atuação e que estamos a considerar no nosso plano de atividade.

A primeira é efetivamente promover uma maior interação entre os nossos associados. Sem essa interação não é possível ganhar confiança para a cooperação e sem confiança não é possível partilhar as preocupações e a experiência individual. E sem esse processo não é possível criar agendas coletivas.

O segundo pilar é a capacidade de escutar aquilo que são as barreiras que os nossos associados e as empresas em geral, por arrasto, sentem e conseguir transformar essa escuta ativa em melhoria das políticas públicas e dos programas de incentivo à inovação. Inovação vista, não como uma moda, mas fundamentalmente como uma ferramenta para a competitividade das empresas e para a afirmação da competitividade das empresas.

Por último, procuramos trazer os ingredientes fundamentais das atividades de inovação para o espaço empresarial. O capital humano e de conhecimento reside e existe no espaço académico, é preciso fazê-lo circular para o espaço empresarial e do espaço empresarial é preciso fazer circular as necessidades e problemas com que as empresas se debatem no dia-a-dia, na sua batalha quotidiana pela afirmação e relevância no mercado, e circular também esses problemas para os investigadores na academia. Esta circulação não é isenta de obstáculos, exige que haja uma linguagem comum, que haja motivação e incentivos para esta aproximação e é exatamente nesta área que a COTEC quer enfocar a sua atividade.

Em termos práticos vamos lançar uma iniciativa a que chamamos Consórcios para a Cooperação Tecnológica.

Essa iniciativa será lançada em breve?

Está a ser pensada e os nossos associados, de forma informal, já tiveram conhecimento desta nossa intenção. Elegemos cinco áreas em que os consórcios se vão desenvolver. A primeira não podia deixar de ser a Indústria 4.0, depois do outro lado da moeda da transformação digital – a inovação e cibersegurança.  Um aspeto muito importante da transformação dos modelos de negócio que tem a ver com os serviços tecnológicos: a emergência e a necessidade de criação dos digital jobs e a sua formação. O grande recurso natural de Portugal é o capital humano e precisamos também de desafiar as universidades para preparar os profissionais para as necessidades do século XXI.

A quarta área é genericamente o que chamamos de fábrica do futuro: os novos processos e materiais na produção industrial. Temos vindo a ser desafiados pelos nossos associados a fazer com que os diretores de produção interiorizem que se pode produzir de outra maneira, que há outras formas de produzir de forma mais eficiente e com outras possibilidades de produção de produtos e serviços de conteúdo tecnológico mais avançado. E finalmente uma dimensão que vai ter um peso muito importante no futuro que é a economia circular. Maior produtividade na utilização das matérias-primas no sentido de, desde o desenho do produto até ao consumo, fechar a economia, sendo mais eficiente no ponto de vista da utilização dos recursos.

Durante as visitas que fez a Silicon Valley conheceu a comunidade empreendedora da Bay Area de São Francisco. Quais os paradigmas que poderíamos adotar do ambiente vivido nessa região?

Normalmente olha-se para Silicon Valley como o expoente máximo do empreendedorismo tecnológico e para a face visível que é a orientação das universidades para o empreendedorismo, a orientação dos empreendedores, dos investidores e das grandes empresas para as grandes oportunidades.

Mas depois há uma face menos visível – a cultura nacional empreendedora. Nestas coisas o segredo não é a alma do negócio porque num hub onde as interligações entre as pessoas são tão fortes é aí que está o segredo das ideias poderem evoluir tão rapidamente, é impossível manter uma ideia muito tempo em segredo.

Nesse sentido, diria que precisamos de mais partilha, ter menos medo de errar e mais medo de não tentar. Devíamos imbuir-nos desta cultura, não apenas os empreendedores, a sociedade em geral. Talvez seja essa a grande distância de uma cultura mais aberta a fazer coisas diferentes, a experimentar, uma cultura de prototipagem rápida capaz de acolher sem nenhuma animosidade as ideias diferentes e as pessoas diferentes e que querem fazer diferente.

Se conseguirmos fazer isto, claramente vamos dar o salto qualitativo porque o resto, em termos de condições ambientais de Portugal, nós temos tudo. Aliás, há quem diga que temos mais que os grandes centros de empreendedorismo tecnológico.

Segundo o recente Estudo Global de Empreendedorismo da Amway 2015, só 16% dos inquiridos em Portugal acreditam que o nosso país é favorável ao empreendedorismo. Concorda com esta visão pessimista?

É um facto e a resposta à pergunta depende da forma como a pergunta é feita e do contexto em que é feita. Porque se o entrevistado constatar que estamos num país seguro, aberto à iniciativa individual, com uma cultura simpática e tolerante, com uma diversidade natural, com um clima ameno e estimulante, com acessos físicos e digitais facilitados a todo o mundo e com talento a brotar das nossas universidades. Vemos que estamos num sítio ideal para começar o que quer que seja. Mas se as pessoas foram estimuladas a concentrarem-se e a focarem-se no peso das obrigações legais e fiscais que uma pequena start-up que ainda não começou a caminhar. E isto aplica-se a uma start-up ou a uma mico empresas (de duas a três pessoas). Se olharmos para a burocracia inútil, para a demora das decisões judiciais e para o custo de encerrar uma empresa, independentemente se foi à falência ou se simplesmente queremos encerrar porque já não faz sentido continuarmos aquela atividade, provavelmente irá concluir que temos um longo caminho até sermos um país aberto a fazer projetos e podemos até concluir que é difícil fazer alguma coisa em Portugal.

A minha conclusão é que, se ponderarmos estas duas dimensões, começar qualquer coisa em Portugal compensa, por isso, se calhar, esse número peca por escasso.

O mesmo estudo indica que a seguir ao medo de falhar, a falta de investimento e receio de falência são os maiores obstáculos à criação de um novo negócio. Vê o mesmo refletido em Portugal?

Vemos! Vemos que os candidatos a empreendedores, mais do que terem medo de tentar, têm medo de falhar. Deveríamos tentar reverter e criar nas pessoas um foco nas possibilidades e não nos riscos. E isso ainda não acontece. Quando alguém tenta começar alguma coisa está iminentemente focado nos riscos e não nas possibilidades. E obviamente tem de haver um equilíbrio entre estes dois focos. Até porque vemos que os custos económicos e o estigma social de falhar uma iniciativa empresarial ainda são muito elevados em Portugal. Esse também é um processo de transformação em que deveríamos aproximar-nos de outras sociedades e que estas deviam servir de inspiração. Do ponto de vista social, deve ser muito censurável e menos desejável o comportamento de alguém que nunca tentou fazer nada, mais do que alguém que falhou e que aprendeu com os seus erros.

Acreditamos que uma sociedade próspera é uma mais empreendedora, mais democrática, mais empreendedora porque confere mais liberdade a todos de podermos contribuir para a sociedade da maneira como os nossos talentos se podem materializar.

Sobre o financiamento, julgo que é algo diferente porque hoje, para quem quer começar alguma coisa em Portugal, o financiamento não é um recurso escasso. Capturar investimento faz parte do jogo de ser empreendedor. Se o empreendedor não é capaz de motivar os investidores para poderem acreditar naquele projeto e com isso conceder recursos e financiamento, então o empreendedor ainda não reuniu os ingredientes suficientes para poder jogar este jogo.

Também exerce atividade como professor universitário, contactando diretamente com jovens entusiastas, motivados e com várias ideias. O que mais admira e o surpreende nos estudantes que já começam a mostrar vontade de empreender?

Há uma vontade muito grande de poder compreender o que está por detrás do segredo de empreender e de inovar.

O que é estimulante é que neste processo de podermos partilhar qual é o segredo, aprendo tanto com os meus alunos, como eles provavelmente aprendem comigo. Compreendemos que empreender é uma arte, mas também é uma disciplina e que exige um método. A ferramenta desse método é a inovação. Empreender é sempre o alinhamento das nossas circunstâncias com as oportunidades. A diferença entre as duas coisas é o risco de empreender. Um empreendedor não é um tresloucado que corre riscos, mas é alguém que percebe esta diferença entre a oportunidade e as nossas circunstâncias, identifica os riscos e consegue encontrar contramedidas para reduzir os riscos e poder chegar às oportunidades e contribuir para que alguém ou um conjunto de pessoas possa viver melhor ou possa ter um problema resolvido.

Percebendo que há uma dimensão de arte, de método e disciplina, os alunos passam a ter a ideia de que empreender é também confiar em si mesmo, nas suas capacidades para entender, compreender e ultrapassar os riscos.

Como diria a personagem da Guerra das Estrelas, Han Solo, “Never tell me the odds”. Ele consegue perceber os riscos e também acredita nas suas capacidades.

Inovar é…
Ligar os pontos.

Virtudes de um empreendedor
Resiliência à descrença, autoconfiança e uma crença lúcida que deriva de um processo de autoconhecimento e muita paciência.

Lema de vida
Parafraseando Louis Pasteur, “a sorte só favorece verdadeiramente as mentes preparadas”.

App favorita
Recentemente vi uma aplicação – a Timeline – que permite ler notícias que depois são contextualizadas com notícias anteriores. Num mundo de excesso de informação, o mais importante é a capacidade de interpretação e perceber o sentido da informação que nos chega.

Hobbies
Leitura, cinema e família.

O conteúdo Jorge Portugal: Diretor-geral da COTEC Portugal aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close