Inovação e Tecnologia

Jogos de ação aceleram decisões

Investigadores da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, realizaram um estudo cujos resultados indicam que os indivíduos que jogam frequentemente títulos de ação têm propensão para tomar decisões mais rápidas e acertadas, uma vez que aqueles
Versão para impressão
Investigadores da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, realizaram um estudo cujos resultados indicam que os indivíduos que jogam frequentemente títulos de ação têm propensão para tomar decisões mais rápidas e acertadas, uma vez que aqueles jogos desenvolvem os reflexos e a capacidade de análise.

Os investigadores analisaram o comportamento de dezenas de jovens com idades entre 18 e 25 anos que não estavam familiarizados com videojogos. Os voluntários foram divididos em dois grupos: o primeiro passou 50 horas a jogar títulos de ação como Call of Duty 2 e Unreal Tournament, enquanto o segundo dedicou o mesmo período de tempo ao The Sims 2.

Os participantes foram depois incentivados a tomar uma decisão rápida perante uma determinada situação. Verificou-se que aqueles que jogaram títulos de ação foram até 25% mais rápidos, e tão certeiros como os que jogaram títulos de estratégia.

Segundo uma das investigadoras envolvidas no estudo, “quem joga títulos de acção é mais rápido e tão certeiro como os demais. Estes jogadores tomam decisões acertadas num período de tempo mais reduzido, uma capacidade que pode fazer toda a diferença se estivermos a falar de um cirurgião ou de um soldado no campo de batalha”, refere Daphne Bavelier no relatório publicado esta terça-feira na publicação Current Biology.

[Notícia sugerida pelo utilizador Hugo Mota]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório