Inovação e Tecnologia

Jogo de computador ajuda pessoas com problemas oculares

Por norma, os jogos de computador não são recomendados a quem tem problemas de visão. Mas agora, a Ubisoft e a Amblyotech anunciaram o lançamento do 'Dig Rush',
Versão para impressão
Um jogo de computador criado pela Universidade de McGill, no Canadá, promete ajudar aqueles que sofrem de problemas oculares, como a ambliopia, também conhecida como 'olho perguiçoso' .

De acordo com o comunicado da Ubisoft, empresa especializada no desenvolvimento e comercialização de jogos de computador e parceira da Universidade de McGill, o 'Dig Rush' “submete os olhos a vários níveis de contraste que surgem no jogo”.

Estes exercícios ajudam a treinar o cérebro e melhorar a perceção visual, através de uns óculos 3D e um tablet. O médico pessoal de cada paciente/jogador pode recomendar um ajustamento das definições de acordo com as necessidades de cada um.

“Esta terapia foi testada clinicamente e permite aumentar, significativamente, a acuidade visual das crianças e adultos que sofrem deste problema. Com a autorização da Ubisoft, estamos capazes de ajudar os médicos a apoiar e acompanhar o progresso dos seus doentes”, explica Joseph Koziak, CEO da Amblyotech, outra empresa parceira do projeto, citado pelo mesmo comunicado.

Durante os testes do jogo, desenvolvido na Universidade McGill, no Canadá, conseguiu ver-se uma “grande melhoria na visão de crianças e adultos”.

Brevemente, o 'Dig Rush', ainda na fase experimental, vai começar a ser vendido nos Estados Unidos, embora a Amblyotech preveja que o produto chegue em breve a mais países do mundo.

A ambliopia é uma doença que afeta cerca de três por cento das crianças em todo o mundo, sendo uma das principais causas que levam à cegueira.

Notícia sugerida por Maria Pandina

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório