Sociedade

João Garcia conquista o Annapurna


O alpinista João Garcia, de 43 anos, já conquistou o cume do monte nepalês do Annapurna. O português entra, assim, para a história do alpinismo nacional e mundial, e torna-se o décimo homem a conquistar, sem oxigénio artificial, as catorze montan
Versão para impressão
O alpinista João Garcia, de 43 anos, já conquistou o cume do monte nepalês do Annapurna. O português entra, assim, para a história do alpinismo nacional e mundial, e torna-se o décimo homem a conquistar, sem oxigénio artificial, as catorze montanhas mais altas do planeta.

As duas horas finais na escalada foram de alguma dificuldade e ficaram assim resumidas na comunicação-rádio, feita desde o cume: “Estamos a tirar as fotos da praxe e vamos já para baixo, devagar, e com cuidado, porque esta descida é muito difícil!”

Segundo o geolocalizador com ligação satélite que João Garcia transporta consigo e que pôde ser acompanhado, em tempo real, pela Internet, o alpinista português atingiu o cume do Annapurna a 8091 metros de altitude às 13:30, hora local no Nepal, mais 04:45 em relação a Lisboa.

Devido às baixas pressões existentes nos vales do Santuário dos Annapurna e às nuvens que se aproximavam rapidamente do cume, o helicóptero contratado para captar o momento da chegada, acabou por levantar voo antes do meio-dia.

O helicóptero consegui, assim, captar as imagens do grupo luso-espanhol-nepalês na parte final da ascensão, mesmo antes de atingir o cume. As imagens serão transmitidas em exclusivo, em Portugal, pela SIC.

João Garcia com esta escalada bem sucedida no Annapurna conquista o sonho a que se propôs em 1993.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório