Mundo

Japão: Homem isolado desde o tsunami sobrevive

No passado sábado, um homem de 75 anos foi resgatado com vida da sua própria casa, situada perto da central de Fukushima, após lá ter estado completamente isolado desde o tsunami de 11 de março, por ter dificuldades em andar. Encontrado graças aos jo
Versão para impressão
[Fotografia: AP Photo/Hiro Komae]

No passado sábado, um homem de 75 anos foi resgatado com vida da sua própria casa, situada perto da central de Fukushima, após lá ter estado completamente isolado desde o tsunami de 11 de março, por ter dificuldades em andar. Encontrado graças aos jornalistas que estavam no local, Kunio Shiga já está num abrigo seguro.

Um jornalista e dois fotógrafos da agência noticiosa Associated Press (AP) foram as primeiras pessoas a falar com Shiga desde o desastre natural que assolou o Japão. O idoso pediu-lhes comida e água e autorizou-os a contactar a polícia local.

Apesar da casa de Shiga estar praticamente intacta, a falta de eletricidade e de água corrente impediu-o de cozinhar. Toda a vizinhança havia sido evacuada nos dias anteriores, pelo que o homem ficou completamente sozinho. A sua mulher, com quem vivia, terá sido arrastada pelo tsunami.

“A onda gigante chegou até à porta da minha casa. Não sei o que aconteceu à minha mulher. Ela estava aqui, mas agora está desaparecida”, disse o sobrevivente aos jornalistas da AP.

Shiga passou os seus dias ouvindo um pequeno rádio alimentado por pilhas, deitado na sua casa sem iluminação. A sua dificuldade em movimentar-se fez com que continuasse isolado, mesmo quando foi decretada a ordem de evacuação do local.

De acordo com as declarações de um polícia responsável pela divisão de pessoas desaparecidas à AP, Kunio Shiga encontra-se num abrigo para desalojados e espera-se que o seu estado de saúde se mantenha estável.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub