Saúde

IPO Porto:Transplantes de medula óssea com 90% sucesso

NULL
Versão para impressão
Há 22 anos atrás o Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto) realizava o primeiro transplante de medula óssea. Desde1989, até aos dias de hoje já passaram por este serviço cerca de 1500 utentes, com uma taxa de sucesso que ronda os 90%.

Para assinalar o 22º aniversário do primeiro transplante de medula óssea, vai ser assinada no IPO a escritura pública da Liga dos Amigos do Serviço de Transplantação de Medula Óssea (LASTMO), que contará com a presença do estilista Miguel Vieira. 

Esta associação, sem fins lucrativos, é constituída por um grupo de profissionais do STMO e tem como objetivo promover o bem-estar dos doentes e familiares através da intervenção social, cultural e cívica.

Doentes, e muitas vezes familiares, vêm-se forçados a abandonar trabalho pelo que o apoio económico ou mesmo psicológico que a LASTMO oferece tem um papel preponderante no auxílio a estas famílias. 

Atualmente, o Serviço de Transplantação de Medula Óssea do IPO-Porto recebe mensalmente 18 propostas para transplante, efetuando em média 140 intervenções por ano, com uma taxa de sucesso de cerca de 90 por cento.

O objetivo do serviço passa sempre por prestar mais e melhores cuidados de saúde, pela melhoria contínua das práticas clínicas, e pela constante evolução das terapêuticas.

Desde 1989, este serviço clínico já mudou a vida a cerca de 1500 utentes, sendo atualmente a maior unidade da Península Ibérica, de acordo com a última publicação da European Blood and Marrow Transplantation.

[Notícia sugerida pela utilizadora Patrícia Guedes]  

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório