Mundo

Instituições lusas distinguidas no Reino Unido

Duas instituições portuguesas vão ser distinguidas, esta sexta-feira, pelo jornal "As Noticias", a maior publicação em português no Reino Unido.
Versão para impressão
Duas instituições portuguesas vão ser distinguidas, esta sexta-feira, pelo jornal “As Noticias”, a maior publicação em português no Reino Unido. A Associação dos Estudantes e Investigadores Portugueses (PARSUK) e a Native Scientist vão ser galardoadas com os prémios de Instituição de Relevo na Comunidade Portuguesa e de Ciência, Cultura e Ensino, respetivamente.
 
O jornal quinzenal “As Noticias”, com sede em Thetford, a 125 quilómetros de Londres, foi criado em 2006 e é o único jornal português impresso regularmente e distribuído por todo o Reino Unido.
 
Pelo sexto ano consecutivo, o jornal vai premiar as personalidades e instituições que se destacaram no ano anterior no apoio ou representação da comunidade portuguesa no Reino Unido, desenvolveram obra no país de destino ao longo dos 40 anos de emigração, ou se distinguiram na promoção de Portugal além-fronteiras.
 
A PARSUK que organiza há sete anos o Luso (Encontro anual de Estudantes e Investigadores Portugueses no Reino Unido) tem como objetivo fortalecer a influência e representação da comunidade académica portuguesa na sociedade britânica.
 
Já a Native Scientist, é uma organização sem fins lucrativos que realiza regularmente encontros de cientistas com crianças lusófonas em escolas britânicas.
 
Em declarações à Lusa, João Noronha, diretor do jornal, revela que “ainda não se pode falar de uma segunda geração [de emigrantes], mas são jovens que vieram estudar e que estão a desenvolver coisas extraordinárias”.
 
O diretor do jornal justificou a iniciativa pela necessidade de “dar a conhecer” o mérito e qualidade de personalidades que trabalham em prol da comunidade portuguesa e cujo trabalho nem sempre é reconhecido.
 
Na lista de premiados, figuram nomes de empresários experientes, nomeadamente João Novo, que dirige um negócio de material escolar em Manchester, considerado Figura do Ano, e Maria Angelina Branco, sócia da Portugália, uma das principais importadoras de vinho português, que será galardoada na categoria de Empreendedorismo.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub