Sociedade

Ingleses pedalam para ajudar bebé português

NULL
Versão para impressão
Dois ingleses vão pedalar – entre Inglaterra, Espanha e Portugal – para ajudar o Tiago, um bebé português portador de uma doença rara, que os pais querem tratar num hospital especializado nos Estados Unidos. A iniciativa contará ainda com um elemento português – que se vai juntar ao grupo em Espanha – aliando-se à causa de Tiago.

A ideia partiu de Mark Sewell (na foto à direita], um inglês que tem uma casa de turismo de habitação em Fontoura (Paredes de Coura, Minho). Mark explicou ao Boas Notícias que soube da situação de Tiago através de uma amiga dos pais do menino.

Tiago (na foto no colo da mãe), de nove meses, nasceu com a síndrome de Klippel-Trenaunay, uma doença rara que tem registado cerca de mil casos em todo o mundo e apenas dois em Portugal.

É uma malformação congénita que se dá na 26.ª semana de gestação e que se caracteriza sobretudo por problemas no sistema venoso. No caso de Tiago, a doença afeta a perna esquerda que poderá vir a ter de ser amputada se não for devidamente tratada.

Em Portugal, não há tratamento adequado para esta doença pelo que a esperança dos pais é levar o Tiago ao Children's Boston Hospital, nos Estados Unidos, onde trabalha uma equipa de especialista dedicada ao estudo daquela doença.

O problema é o custo dos tratamentos, aos quais acrescem os custos da viagem, alojamento e alimentação. E foi por isso que Mark decidiu empreender esta viagem solidária com o seu amigo Chris, para a qual seguem sozinhos sem qualquer equipa de apoio. A partir de Espanha, um outro amigo português, Luis Monteiro D'Aguiar, junta-se ao grupo.

Os dois ingleses partem este domingo, Brighton (Reino Unido), e vão passar por Barcelona, pelo norte de Espanha, terminando em Fontoura. Na bicicleta seguirá uma caixa onde os transeuntes poderão depositar o seu donativo. No entanto também é possível fazer contribuições através de conta bancária (ver links abaixo).

Mark explicou ao Boas Notícias que espera angariar dinheiro suficiente para assegurar a viagem e o tratamento. E está otimista já que até ao momento, antes mesmo da viagem arrancar, já conseguiram angariar um pouco mais de dois mil euros doados por 46 pessoas.

Para visitar o Facebook da iniciativa clique AQUI. Também pode visitar AQUI o blog da viagem de Mark e Chris e clicar AQUI para fazer um donativo.

[Notícia sugerida por João Coelho, Maria Manuela e Elsa Martins]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório