Literatura

Inédito: “A Queda de Artur” de J. R. R. Tolkien

"A Queda de Artur" representa a única incursão de J. R. R. Tolkien nas lendas do rei Artur da Bretanha.
Versão para impressão
“A Queda de Artur” representa a única incursão de J. R. R. Tolkien nas lendas do rei Artur da Bretanha. A obra relata, entre outras aventuras, a expedição ultramarina de Artur até às distantes terras pagãs, a fuga de Guinevere de Camelot, o regresso de Artur à Bretanha e a grande batalha naval.

“A Queda de Artur” é um dos poemas inacabados de Tolkien. Há evidências que terá começado a escrevê-lo no início dos anos 30 do século passado e acredita-se que terá interrompido o texto para se dedicar à escrita do famoso livro “O Hobbit”.

Anos mais tarde, numa carta de 1955, o autor disse que “esperava terminar um longo poema sobre A Queda de Artur”, mas esse dia nunca chegou.
 
Contudo, associadas ao texto do poema, existem várias páginas manuscritas; uma grande quantidade de rascunhos e experiências em verso, nas quais a estranha evolução da estrutura do poema é revelada, juntamente com sinopses narrativas e notas valiosas.

Por isso, o terceiro filho do autor, Christopher Tolkien, decidiu este ano avançar com a publicação do texto e lançar a sua edição anotada. O poema possui mais de 1.000 versos e chega a Portugal através de uma edição inédita (e bilingue) da Europa-América. 
 

J. R. R. Tolkien nasceu a 03 de Janeiro de 1892 em Bloemfontein. Depois de ter servido na I Guerra Mundial, Tolkien abraçou uma carreira académica e foi reconhecido como um dos melhores filólogos do mundo.

No entanto, hoje em dia é mais conhecido como o criador da Terra Média e autor das clássicas e extraordinárias obras de ficção como “O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis” e “O Silmarillion”.

As suas obras foram traduzidas para mais de 60 línguas e venderam milhões de exemplares em todo o mundo. Tolkien faleceu em 1973, com 81 anos.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub