Cultura

IndieLisboa’10 [22 de abril – 2 de maio]

A programação da 7ª edição do IndieLisboa foi revelada: 276 filmes vão ser exibidos nos cinemas São Jorge, Londres, Alvalade e, pela primeira vez, também na Culturgest. O cinema português está em destaque, com 14 curtas metragens
Versão para impressão
A programação do IndieLisboa’10 foi revelada: 276 filmes vão ser exibidos nos cinemas São Jorge, Londres, Alvalade e, pela primeira vez, também na Culturgest, durante duas semanas. O cinema português está em destaque, com 14 curtas metragens e 5 longas – destas últimas, “Guerra Civil” de Pedro Caldas participa na Competição Internacional.  

Além de “Fantasia Lusitana”, documentário de João Canijo que marca o arranque do festival, fazem ainda parte do cartaz as longas metragens “Traces of a Diary” de Marco Martins e André Príncipe, “Pelas Sombras” de Catarina Mourão e “Sem Companhia” de João Trabulo. 

A programação da secção IndieMusic é uma das mais fortes na história do IndieLisboa: no mês em que se estreia nos EUA, é apresentado em Lisboa “When You’re Strange”, documentário dirigido por Tom DiCillo e narrado por Johnny Depp que retrata o percurso dos The Doors, banda liderada pelo carismático Jim Morrison. Destaca-se ainda o filme-concerto “Leonard Cohen: Live at the Isle of Wight 1970” de Murray Lerner e “Villalobos” de Romuald Karmakar, acerca do DJ chileno Ricardo Villalobos.

Nas curtas-metragens, a programação é dominada pela produção lusófona, desde “Angola – Histórias da Música Popular” aos Music Box Club Docs. O trabalho de B Fachada e Legendary Tigerman é também documentado nesta secção.  

Na secção IndieJúnior, destaca-se “Bip ou a Incrível Viagem Cósmica” da dupla de portugueses Jorge Carvalho e Abel Rosa, uma curta-metragem entre as 27 que podem ser vistas por miúdos e graúdos.

Paralelamente, o Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa homenageia ainda dois realizadores: o britânico Ben Rivers e a holandesa Heddy Honnigman, uma das maiores figuras do cinema documental no ativo. A cada um é dedicada uma programação específica com mais de 10 filmes.

O IndieLisboa’10 realiza-se entre os dias 22 de abril e 2 de maio, apresentando também novos prémios – RTP Pulsar do Mundo e SIGNIS – e um aumento no valor do prémio de distribuição para 10 mil euros.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório