Ciência

Imagens de Marte revelam a existência de muita água

NULL
Versão para impressão
As mais recentes imagens divulgadas de Marte mostram volumes de gelo por baixo da cordilheira Phlegra Montes. A Agência Espacial Europeia (ESA) acredita que estes glaciares podem vir a ser uma fonte de água para futuros astronautas.

As imagens de alta-resolução foram tiradas pela Mars Express e permitem uma visão mais próxima da superfície do planeta, mostrando que quase toda a montanha se encontra cercada por pequenos detritos em forma de lobo. Estudos anteriores tinham já revelado que este tipo de materiais devem ter-se desprendido das montanhas e sido depositados nas suas bases, sendo similares aos que se encontram nos glaciares da Terra.

Os investigadores acreditam que as montanhas da Phlegra Montes têm uma origem tectónica e não vulcânica, como se pensa. A cordilheira em questão estende-se desde a zona nordeste da província vulcânica Elysium para as terras baixas do norte, variando entre as latitudes de 30 ° N a 50 ° N.

As evidências encontradas apontam para que existam glaciares mesmo por baixo da superfície daquela região, ou seja, pode haver água gelada a apenas 20 metros de profundidade.

Esta não é a única evidência da presença de glaciares na região. Os investigadores acreditam que as crateras existentes no solo são resultado da neve que formou os glaciares. Tudo aponta, por isso, para que o subsolo de Marte esteja repleto de água, a qual pode vir a fornecer astronautas que visitem o Planeta Vermelho, escreve a ESA.

Veja mais imagens no site da ESA, clicando AQUI.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório