Mundo

Ilhas Marshall: muro vai evitar inundações

O embaixador das Ilhas Marshall na ONU, Philip Muller, manifestou a vontade de construir naquele arquipélago do Pacífico uma muralha com cinco quilómetros de comprimento para evitar as inundações e a erosão, ameaças cada vez mais reais graç
Versão para impressão
[Fotografia: © Stefan Lins]

O embaixador das Ilhas Marshall na ONU, Philip Muller, manifestou a vontade de construir naquele arquipélago do Pacífico uma muralha com cinco quilómetros de comprimento para evitar as inundações e a erosão, ameaças cada vez mais reais graças à subida dos níveis do mar.

A estrutura seria construída junto ao atol de Majuro, cujas pequenas baías seriam também alimentadas artificialmente com areia para minorar a intensidade das ondas em altura de tempestade.

De acordo com a agência AFP, os custos totais da obra ainda não foram revelados, mas o arquipélago já pediu um adiantamento de cerca de 14 milhões de euros a fundos de doações internacionais, considerando o elevado risco de inundações a que o local está sujeito.

“A nossa janela de oportunidade para aceder a estes fundos é muito curta”, reconhece Philip Muller. “O dinheiro é só para arrancar com a construção da proteção, mas depois vamos precisar de fundos adicionais”, alerta o embaixador, criticando ainda a forma como o dinheiro prometido a nações vítimas das alterações climáticas está a ser distribuído. “Muito pouco é investido nos países que realmente precisam dele”.
 
Recorde-se que em 2008, no mês de dezembro, as cheias nas Ilhas Marshall provocaram preujízos avaliados em milhões de dólares.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório