Ciência

Ikaros envia primeiras imagens do espaço

Foram divulgadas as primeiras imagens do "iate espacial" movido a partículas solares em pleno espaço. O Ikaros, um projeto da agência espacial japonesa (JAXA), encontra-se neste momento a 10 milhões de quilómetros do Sol, dirigindo-se para Vénus.
Versão para impressão
Foram divulgadas as primeiras imagens do “iate espacial” movido a partículas solares em pleno espaço. O Ikaros, um projeto da agência espacial japonesa (JAXA), encontra-se neste momento a 10 milhões de quilómetros do Sol, dirigindo-se para Vénus.

As imagens foram capturadas por uma câmara especial integrada na própria estrutura do Ikaros, que se move pelo espaço utilizando apenas a energia gerada pela radiação solar.

Estes registos fotográficos agora divulgados vêm confirmar que é, de facto, possível realizar uma missão espacial ambientalmente sustentável, dispensando o recurso a combustíveis.

O Ikaros, lançado no espaço em maio, está equipado com um conjunto de velas solares flexíveis e mais finas que um fio de cabelo humano. As partículas solares são absorvidas por pequenas células da espessura de um filme fotográfico e a sua pressão é a responsável pela propulsão do chamado “iate espacial”.

Image and video hosting by TinyPic

Saiba mais sobre esta missão espacial aqui.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório