Mundo

Igreja portuguesa lidera concurso em Espanha

A igreja de Santa Maria da Madalena, em Olivença, o único espaço religioso espanhol de estilo manuelino, está prestes a vencer um concurso lançado em Espanha para eleger "o melhor recanto" do país.
Versão para impressão
A igreja de Santa Maria da Madalena, em Olivença, o único espaço religioso espanhol de estilo manuelino, está prestes a vencer um concurso lançado em Espanha para eleger “o melhor recanto” do país.
 
A igreja lidera, neste momento, a votação com mais de 9.600. Em segundo lugar, está a Laguna de la Gitana, uma lagoa em Castilla La Mancha, com cerca de 7.800 votações.
 
 O templo – obra da arquitetura portuguesa do século XVI, rico na talha dourada, na azulejaria, nos vitrais requintados e coloridos e nos elementos marítimos – é um dos pontos de atração cidade, sendo visitado diariamente por centenas de turistas.
 
Em declarações à agência Lusa, o alcalde do Ayuntamineto de Olivenza, Bernardino Píriz, mostrou-se satisfeito com a projeção que Olivença está a conquistar com o passatempo, sublinhado que a vitória “vai trazer mais turistas à cidade”. Bernardino Píriz afirma que se a vitória for alcançada, Olivença vai ser uma “referência” no Guia Repsol o que “equivale a uma estrela do Guia Michellin”.
 
O concurso foi lançado junto dos espanhóis pela empresa Repsol, decorrendo a votação na Internet em http://apps.repsol.com/elmejorrincon. Qualquer pessoa pode votar desde que faça o registo no site da Repsol. 
 
A primeira fase da votação terminou no dia 6 de Agosto, tendo a igreja de Santa Maria da Madalena ficado entre as duas finalistas. A segunda fase, liderada pela igreja portuguesa, termina esta quarta-feira à noite.
 
Image and video hosting by TinyPic

Uma igreja única
 
O pároco de Olivença, Santiago Dorado, mostrou-se satisfeito pelo facto da igreja com profundas raízes portuguesas liderar a votação, realçando que aquele templo manuelino é o “segundo mais representativo do estilo a seguir ao Mosteiro dos Jerónimos”, em Lisboa.
 
Emília Albuquerque, historiadora e natural de Olivença, sublinhou que a promoção que está a decorrer em redor do templo permitirá atrair turistas não só de Espanha, mas também de Portugal.
 
“Olivença sempre foi a união da cultura portuguesa e espanhola. E é também importante que os portugueses tenham conhecimento que apesar de sermos espanhóis damos muito valor ao nosso legado e património português”, disse. “Esta igreja é única em Espanha, dado que é portuguesa e de estilo manuelino”, salientou.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório