Saúde

Idosas: Exercício e dieta aumentam longevidade

A prática regular de exercício físico e uma dieta equilibrada e saudável podem aumentar a esperança média de vida das mulheres idosas. Esta é a conclusão de um estudo realizado pela University of Michigan em parceria com a The Johns Hopkins Universit
Versão para impressão
A prática regular de exercício físico e uma dieta equilibrada e saudável podem aumentar a esperança média de vida das mulheres idosas. Esta é a conclusão de um estudo realizado pela University of Michigan em parceria com a The Johns Hopkins University (EUA).

Segundo o comunicado divulgado na passada segunda-feira pela Michigan University, a investigação incluiu 713 mulheres com idades compreendidas entre os 70 e os 79 anos. Após análise das suas rotinas através de um aprofundado questionário, concluiu-se que a combinação da prática de exercício físico com uma dieta que inclua fruta e vegetais em abundância diminui, em grande escala, o risco de mortalidade.

Emily Nicklett, responsável pela equipa de investigação, assume que se percebeu “pela primeira vez, que a combinação dos dois fatores tem um impacto muito mais forte na vida destas mulheres, do que apenas o exercício ou a dieta isolados”.

O estudo foi realizado em duas semanas e o acompanhamento destas mulheres prolongou-se por um período de cinco anos. A análise incluiu a medição dos carotenoides no sangue e determinou que estes aumentam com o consumo abundante de frutas e vegetais, prevenindo inflamações e doenças cardiovasculares.

Antes de o período de acompanhamento de cinco anos estar completo, morreram 82 participantes, algumas das quais com baixos níveis de exercício físico e uma dieta pouco cuidada. Face a estes factos, Nicklett afirma ser urgente implementar programas que incentivem esta forma de vida mais saudável e menos sedentária na terceira idade.

Para aceder ao estudo clique aqui.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório