Gastronomia

Ideias “boas e quentinhas” para o S. Martinho [roteiro]

Manda a tradição que o dia de S. Martinho, que se comemora a 11 de novembro, se festeje com castanhas, água-pé [para os adultos], uma fogueira para saltar e convívio. Aqui ficam sugestões para aproveitar os raios de sol que o "verão" de S. Martinho t
Versão para impressão
Manda a tradição que o dia de S. Martinho, que se comemora a 11 de novembro, se festeje com castanhas, água-pé [para os adultos], uma fogueira para saltar e convívio. Aqui ficam sugestões para aproveitar os raios de sol que o “verão” de S. Martinho traz no fim-de-semana com castanhas “boas e quentinhas”.

Castanhas à borla em Lisboa

Para celebrar o outono e assinalar a chegada do verão de São Martinho, a Vodafone oferece aos alfacinhas castanhas assadas. As castanhas quentes serão distribuídas entre 15 e 19 de novembro na Av. Roma, Colombo, Marquês de Pombal, Praça da Figueira, Saldanha, Terreiro do Paço e Rua Augusta.

Lisboa: Magusto na Casa da Comarca

À semelhança de anos anteriores, a Casa da Comarca da Sertã, na Rua da Madalena, vai realizar o seu magusto, no próximo dia 13 de Novembro, a partir das 16 horas. Na ocasião será inaugurada uma exposição de pintura, da autoria de Helena Alves Barata, com ligações ao concelho de Oleiros, e uma exposição de fotografias do “Projecto Dar é Receber”, de Rui Vasconcelos, natural de Cernache do Bonjardim.

Sintra: Ciência Viva com castanhas boas e quentinhas!

O Centro Ciência Viva de Sintra prepara uma festa gratuita de São Martinho, que decorre nas tardes de quinta-feira, dia 11, e sábado, dia 13 de novembro. Os participantes terão oportunidade de assar e provar castanhas enquanto aprendem um pouco sobre a importância alimentar da castanha ao longo dos tempos A história do Verão de São Martinho (dias 11 e 13 às 16h00) vai também aqui ser contada.

Sintra: Caça aos Gambuzinos

O Grupo Equinócio – Cultura de Ação propõe uma caminhada nocturna pela zona saloia, que promete um agradável passeio por vales, serras e até uma aldeia fantasma… Há água pé e castanhas assadas, para comemorar o Magusto! O passeio está agendado para este sábado, dia 12 de novembro, pelas 19h30. A aventura arranca do Museu Arqueológico de Odrinhas. Preço: 25 euros por pessoa.

Ílhavo: Noite ao Luar

A Noite ao Luar, no Centro Cultural de Ílhavo, recria a velha tradição dos contos à volta da fogueira, com jovens e crianças, lembrando os segredos e o imaginário de Outonos de antigamente, o São Martinho e as castanhas. Há ainda um Mercado de Vendas e Trocas, no qual as crianças dos 8 aos 12 anos são convidadas a levar um objeto, uma bebida ou um doce, ou ainda a apresentarem um outro talento especial. Esta 2ª edição decorre sábado, dia 13, a partir das 15h00. Entrada gratuita.

Celorico da Beira: Castanhas e cogumelos

Até 14 de novembro realiza-se em Celorico da Beira o 3º Festival da Castanha e Encontro Micológico no qual os restaurantes aderentes realizam um Roteiro Gastronómico. O Festival da Castanha conta com atividades lúdicas e pedagógicas, entre elas um Show Cooking Gourmet, Jogos Tradicionais ou um grande Magusto. Por seu turno o III Encontro Micológico inclui um Passeio Micológico, uma Exposição, um Workshop e um Jantar Micológico.

Vila Pouca de Aguiar: IX Feira Gastronómica

Dias 13 e 14 de novembro, realiza-se no Mercado Municipal a IX edição da Feira Gastronómica. Neste evento poderá provar pratos como cabrito assado com castanhas ou espetada de cogumelos com castanhas. O menu de Outono atrai milhares de pessoas a este concelho transmontano. Durante as tardes realiza-se o magusto popular ao som de animação musical.

Aldeias de Xisto: Magustos, passeios e BTT

As Aldeias do Xisto têm um programa intenso e especial para assinalar o São Martinho. Além dos tradicionais magustos, há percursos pedestres e de BTT associados a esta temática própria da época.

Penacova: Feira do Mel e do Campo

Cerca de 30 expositores participam este fim-de-semana na primeira edição da Feira do Mel & do Campo, em Penacova. Além do mel e seus derivados, os visitantes vão encontrar a agricultura biológica, a agricultura tradicional, charcutaria, padarias tradicionais e cosmética com base de mel. O programa encerra com o tradicional magusto, a partir das 16h00, oferecido pela autarquia a toda a comunidade.

Portimão: Feira, exposições e mercado

Em Portimão, o São Martinho é pretexto para uma feira que decorre no Parque de Feiras e Exposições da cidade, até dia 14. Este certame remonta ao ano 1662.

Ainda em Portimão, o Mercado Municipal assinala o São Martinho com atividades de 8 a 13 de novembro. No dia de São Martinho, a 11 de novembro, até dia 12, as castanhas serão vendidas a um preço especial.

Loulé: Magusto no Centro Ambiental da Pena

No âmbito das comemorações do Dia de S. Martinho, a Câmara Municipal de Loulé e a Associação Almargem promovem um Magusto no Centro Ambiental da Pena, a 13 de novembro, sábado, a partir das 15h00. Entrada livre.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório