Ciência

Hubble capta “galáxias sorridentes”

As estrelas também sorriem. A prová-lo está esta imagem, obtida pelo telescópio Hubble, da NASA, que mostra um foco de nascimento de galáxias com a forma de um boneco sorridente.
Versão para impressão
As estrelas também sorriem.  A prová-lo está esta imagem, obtida pelo telescópio Hubble, da NASA, que mostra um foco de nascimento de galáxias com a forma de um boneco sorridente.
 
Os dois 'olhos' brilhantes do boneco são na realidade galáxias muito brilhantes e o sorriso resulta de um efeito conhecido como lente da gravidade. 
 
Os focos de nascimento de galáxias são as estruturas mais massivas do universo e exercem um poder gravitacional tão forte que puxam o tempo e o espaço atuando como uma espécie de lente cósmica que amplia, distorce ou dobra a luz. Este fenómeno, que se verifica em muitas das descobertas do Hubble, pode ser explicado pela Teoria da Relatividade de Einstein.
 
No caso deste 'smiley', o alinhamento simétrico entre os elemento fez com que a lente gravitacional, ao dobrar a luz, formasse um anel. Graças ao telescópio da NASA, os astrónomos têm vindo a analisar cada vez mais detalhadamente estes focos de galáxias e o seu fenómeno de lente.
 
O surpreendente resultado final da imagem – um 'smiley cósmico – foi publicado na página oficial do Hubble e já está inscrito na competição.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório