Saúde

Hospital de S.João vence prémio mundial de inovação

O Hospital de São João, no Porto, acaba de conquistar um galardão internacional de inovação atribuído pela Microsoft Corporation.
Versão para impressão
O Hospital de São João, no Porto, acaba de conquistar um galardão internacional de inovação atribuído pela Microsoft Corporation. A instituição hospitalar conquistou o primeiro prémio no concurso “Microsoft Health Users Group Innovation Awards 2014” com uma solução tecnológica desenvolvida para ajudar a aumentar a monitorização e segurança dos seus doentes internados.
 
O Centro Hospitalar de São João foi premiado graças à solução informática VITAL (VIgilância, MoniTorização e ALerta), que monitoriza a cada segundo toda a informação de parâmetros fisiológicos e resultados laboratoriais dos doentes em busca de determinados padrões que possam indicar se o paciente se está a deteriorar clinicamente (situação que, se não for detetada atempadamente, pode resultar em entradas em cuidados intensivos ou mesmo em morte). 
 
Em comunicado, o Hospital de São João explica que o VITAL foi desenvolvido com a ajuda de uma equipa multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e especialistas em tecnologia de Business Intelligence através de uma parceria com a empresa portuguesa DevScope. 
 
O instrumento constitui-se, portanto, como uma forma de auxiliar a monitorização dos doentes internados e, consequentemente, aumentar a sua segurança durante a sua estadia no hospital. 
 
Através da análise e correlação de uma “quantidade massiva de dados relativos ao estado clínico de cada paciente”, “espalhados por dezenas de sistemas do Hospital”, a solução alerta precocemente as equipas clínicas para pacientes em risco, “sendo capaz de ajudar a antecipar 30% das entradas em Unidades de Cuidados Intensivos até 7 dias antes de o evento ocorrer”. 
 
“O prémio é um reconhecimento mundial do trabalho desenvolvido em parceria pelas equipas clínicas e alguns especialistas em tecnologias de informação do São João em prol da segurança dos doentes”, afirma António Ferreira, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João. 
 
“Todo o desenvolvimento nesta área, envolvendo os profissionais de saúde do hospital e os seus técnicos, resulta também de uma parceria estratégica com uma empresa portuguesa da área, a DevScope”, acrescenta o responsável.
 
Segundo António Ferreira, esta criação corresponde “ao objetivo estratégico de desenvolver sistemas que auxiliem a aumentar a eficiência e segurança dos processos da organização mas que também possam ser customizados e replicáveis e, portanto, com potencial de comercialização”.

Prémios reconhecem organizações de saúde e tecnologia
 

Os vencedores dos prémios foram anunciados este domingo, 23 de Fevereiro, em Orlando, nos EUA, durante o evento HIMSS 2014 – Annual Conference and Exhibition, onde se apresentaram alternativas de última geração para capacitar as organizações de saúde.
 
Trata-se de uma série de galardões com o propósito de reconhecer as organizações de saúde e os seus parceiros tecnológicos pelo uso de dispositivos e serviços Microsoft de forma inovadora no sentido de no sentido de ajudar a aumentar a qualidade dos tratamentos dos seus pacientes, melhorar a produtividade clinica e otimizar os registos médicos eletrónicos (EMR), aumentando a eficiência dos processos clínicos e de negócio.
 
“A Saúde está em constante mudança. Apesar disso, espera-se que as organizações e os seus fornecedores transformem a forma como operam de modo a que se mantenham elevados os 'standards' de qualidade de tratamento dos doentes”, defendeu Steve Aylward, da Microsoft, no decurso do evento.
 
“Os vencedores dos Microsoft Health Users Group Innovation Awards 2014 aceitaram este desafio com entusiasmo e apresentaram soluções verdadeiramente avançadas que utilizam a tecnologia para atingir a excelência”, finalizou.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub