Saúde

Homossexuais ingleses vão poder doar sangue

NULL
Versão para impressão
O Ministério da Saúde britânico aprovou esta semana as doações de sangue por homossexuais. Desde a crise do vírus do VIH em 1980 que os gays estavam proibidos de doar sangue no Reino Unido. O assunto tinha estado em discussão em março deste ano e voltou agora para ser finalmente legislado.

A medida entra em vigor no mês de novembro. A partir de dia 7, os homossexuais britânico vão poder doar sangue, no entanto a nova lei exige que estes indivíduos não tenham tido relações sexuais com outros homens nos 12 meses anteriores à doação.

Apesar da restrição, a medida demonstra um avanço no caminho certo, dizem as organizações e defesa dos direitos dos homossexuais ingleses. A medida foi aceite pelos ministros da saúde da Inglaterra, Escócia e País de Gales.

O Reino Unido junta-se assim a países como o Japão, a Austrália e a Suécia, onde os homossexuais podem doar sangue desde que não tenham tido uma vida sexualmente ativa no último ano. O Canadá encontra-se atualmente a refletir na ideia.

Todo o sangue doado é efetivamente sujeito a vários testes, mas o vírus da sida e da hepatite B têm períodos de incubação longos, o que significa que podem não ser detetados. Daí vêm as proibições existentes quanto aos grupos de risco, nos quais os homossexuais foram incluídos

No entanto, o comissário europeu para os assuntos da Saúde, John Dalli, disse recentemente que o importante é o comportamento dos indivíduos e não os grupos de risco.

Em Portugal, desde 2010 que os gays podem doar sangue livremente.

[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]  

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório