Mundo

Homem devolve carteira perdida com 3.500 euros

Um carteiro de New Jersey, nos EUA, devolveu uma carteira com quase 3.500 euros (4.800 dólares) depois de a ter encontrado no passeio enquanto distribuía o correio na sua rota habitual.
Versão para impressão
Um carteiro de New Jersey, nos EUA, devolveu uma carteira com quase 3.500 euros (4.800 dólares) depois de a ter encontrado no passeio enquanto distribuía o correio na sua rota habitual. A honestidade apanhou de surpresa o dono do dinheiro, que julgava tê-lo perdido para sempre, e valeu ao trabalhador dos correios um prémio por parte do serviço postal norte-americano.
 
Marcario Panuil, veterano da estação de Bergen South em Jersey City há 20 anos, encontrou no chão a carteira recheada com notas de 100 dólares no passado mês de Janeiro. Ao abri-la e deparar-se com a quantia avultada que continha, o carteiro não hesitou. “[A primeira coisa que pensei foi:] tenho de a devolver ao dono”, contou ao jornal local The Jersey Journal.
 
Graças aos documentos no interior, Panuil conseguiu descobrir a quem pertencia: Rudolph Daniels, um pastor da Igreja Presbiteriana que tinha acabado de levantar o dinheiro para o oferecer aos filhos como presente tardio de Natal. 
 
Quanto se apercebeu de que tinha perdido a carteira, Daniels ia a caminho de um centro de voluntariado local e pensou que nunca mais a veria. “Supus que tinha perdido o dinheiro definitivamente”, admitiu, confessando, ainda assim, ter-se agarrado a uma ponta de esperança. 
 
“Continuo a ter um bom sentimento em relação às pessoas… e fiz uma oração”, recordou. No dia seguinte, e inesperadamente, as suas preces foram ouvidas: o norte-americano recebeu uma chamada dos correios para se dirigir à estação e, quando o fez, a carteira estava à sua espera. 
 
De acordo com o pastor, abrir a carteira e ver todo o dinheiro no interior “foi inacreditável” e deixou-o “sem palavras. “Ele [Panuil] é um exemplo brilhante de integridade”, elogiou, garantindo que não voltará a carregar consigo uma quantia tão elevada.
 
Esta semana e como reconhecimento pelo seu gesto de honestidade, o carteiro Marcario Panuil foi distinguido pelos correios de Jersey City. Steven Hernandez, responsável local dos serviços postais, destacou que Panuil é “uma grande inspiração”.
 
“Deixa-nos orgulhosos o facto de apesar de tudo o que têm de fazer diariamente, os nossos funcionários não deixarem de ter em conta os interesses dos nossos clientes”, disse Hernandez ao The Jersey Journal.
 
Apesar de ter recusado qualquer recompensa por parte de Daniels por ter encontrado o dinheiro e de assegurar que o reconhecimento dos colegas foi mais do que suficiente, Panuil recebeu uma carta de agradecimento do serviço postal dos EUA (USPS) e um certificado-presente no valor de 100 dólares (cerca de 71 euros). 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub