Sociedade

Hoje é Dia Nacional do Mar

NULL
Versão para impressão
Assinala-se esta quarta-feira o Dia Nacional do Mar, data introduzida pela ONU em 1994. Em Portugal a data é marcada com várias atividades no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e pelo anúncio do Governo da aquisição de um novo navio de investigação oceanográfica.

O anúncio foi feito pela Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Assunção Cristas, que garantiu compreender os constrangimentos orçamentais que Portugal enfrenta, acrescentado que a compra foi feita ao abrigo de um programa de ajuda.

“Neste momento, já é maior do que o que tínhamos há dez, mas temos de o continuar a desenvolver, porque sabemos que daí depende a forma como podemos no futuro utilizar o mar de uma forma sustentável”, contou a ministra à Lusa.

A responsável pelos assuntos do mar disse ainda que este é um “instrumento essencial para podermos continuar a desenvolver o conhecimento que temos no fundo do mar”. O novo navio vem substituir o Noruega, que está praticamente esgotado.

O Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva, no Parque das Nações vai ter em exibição uma exposição interativa intitulada “O Mar é Fixe Mas Não É Só Peixe”, e atividades experimentais sob o título “O Oceano Invade o Laboratório”.
O Museu da Marinha abre também a Oficina de Modelismo Náutico.

O Dia Nacional do Mar foi instituído em 16 de Novembro de 1994 pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM).

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub