Mundo

Google revela tentativas de censura

Para divulgar os números dos pedidos de censura e retirada de informação da internet o Google criou uma nova ferramenta a que chamou Government Requests tool. O objetivo é informar as pessoas dos pedidos por parte dos governos um pouco por todo o mun
Versão para impressão
Para divulgar os números dos pedidos de censura e retirada de informação da internet o Google criou uma nova ferramenta a que chamou Government Requests tool. O objetivo é informar as pessoas dos pedidos por parte dos governos um pouco por todo o mundo. O Brasil aparece na liderança desta lista com cerca de 3 663 pedidos de retirada de informação.

No mapa encontramos as estatísticas de pedidos recebidos entre Julho e Dezembro de 2009. A Google admite que os números poderão ser susceptíveis de alguma margem de erro já que representam a quantidade total de pedidos que recebem e estão, por isso, ainda a trabalhar na melhor forma de tratar este tipo de informação.

Por exemplo, no caso da China a Google não consegue providenciar para já estatísticas sobre os pedidos de retirada de informação já que a censura no país considera-os segredo de Estado.

O Brasil também lidera a lista de pedidos de retirada de conteúdos pela Google com 291 pedidos. Em segundo lugar fica a Alemanha com 188 pedidos, India com 142 e EUA com 123 pedidos.

A Google espera que com a revelação destes números “se dê um passo importante para o aumento da transparência no mundo”.

Google, Youtube, Orkut, Buzz são alguns dos alvos de pedido para retirar conteúdo ou informação. Pode saber mais no Blogue Oficial da Google ou no site da ferramenta Government Requests.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório