Inovação e Tecnologia

Google Maps revela rosto do mundo no século XVII

Uma das maiores coleções de mapas históricos está agora disponível no Google Maps e mostra o rosto do nosso planeta durante o século XVII. Portugal é um dos países que parece ter andando para trás no tempo, revelando agora a sua face de 1780.
Versão para impressão
Uma das maiores coleções de mapas históricos está agora disponível no Google Maps e permite aos internautas conhecerem como eram os seus países durante o século XVII. O território português no ano de 1780 é um dos mapas que está disponível.

Os mapas que agora compõem o novo modo de vista do Google Maps e do programa Google Earth fazem parte da coleção do norte-americano David Rumsey, que digitalizou para uma alta resolução 120 dos seus 170 mil documentos históricas.

É agora possível conhecer as fronteiras de Portugal nesse século, cada um dos seus distritos e cidades, do norte ao sul do país, em grande detalhe. O mapa, desenhado em 1780 pelo geógrafo italiano Giovanni Rizzi Zannoni, corresponde à constituição do país entre os anos de 1736 e 1814.

Para além de Portugal, é também possível visualizar um mapa completo da Europa, no ano de 1787, e mais 118 países dos cinco continentes diferentes. O projeto desenvolvido pela Google e pela fundação David Rumsey Historical Map Collection pretende dar a conhecer como estes países se alteraram desde o século XVII.

“O resultado é a exploração no tempo e também no espaço, através de um casamento entre as obras-primas históricas da cartografia e as ferramentas de um software contemporâneo inovador”, explica a fundação de  David Rumsey, no seu site oficial.

O colecionador norte-americano tem vindo a construir um espólio de mapas ao longo dos últimos trinta anos, tendo agora dado permissão para digitalizar, com a ajuda de câmara fotográficas de alta resolução, algumas das suas peças históricas.

Os mapas digitalizados são compostos por várias fotografias que, por sua vez, são georeferenciadas para que possam coincidar com o espaço correto correspondente aos mapas atuais dos seus territórios.

Clique AQUI para aceder à lista de mapas disponíveis online do Google Maps.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub