Cultura

Google celebra 170º aniversário de Antero de Quental

O 170º aniversário de Antero de Quental é, esta quarta-feira, a inspiração para o Google Doodle, o logótipo personalizado do motor de busca.
Versão para impressão
O 170º aniversário de Antero de Quental é, esta quarta-feira, a inspiração para o Google Doodle, o logótipo personalizado do motor de busca. A data é assinalada com uma ilustração representativa do escritor e poeta português, que tem incorporada a sua própria descrição da poesia, “a confissão sincera do pensamento mais íntimo de uma idade”. 
 
Antero de Quental nasceu em Ponta Delgada, no arquipélago dos Açores, em 1842, e foi um dos nomes incontornáveis da chamada Geração de 70, ou Geração de Coimbra, tendo-se tornado uma das figuras mais marcantes da literatura e política da segunda metade do século XIX em Portugal. 
 
Quando estudava Direito na Universidade de Coimbra, a sua personalidade começou a destacar-se pela crítica feita aos defensores das conceções mais tradicionais da arte, em particular na polémica Questão Coimbrã, desencadeada por um grupo de jovens intelectuais, entre os quais Antero, que se ergueram contra o atraso cultural e o velho sentimentalismo do país, querendo trazer à tona o novo espírito científico europeu. 
 
Mais tarde, já após a conclusão da licenciatura e inspirado pelas ideias de Proudhon, organiza, em 1871, as célebres Conferências do Casino marcaram o início da difusão das ideias socialistas e anarquistas em Portugal e da sua dedicação a dois novos pilares fundamentais: a liberdade e a fraternidade.
 
Em 1890, encabeçou ainda um movimento patriótico que opôs portugueses a ingleses em relação à partilha de África. Na sequência de múltiplos problemas, acabou por regressar a Ponta Delgada, onde se suicidou no ano seguinte.

A sua herança permaneceu, no entanto, através dos anos, associada à de outras figuras como Eça de Queiróz, Oliveira Martins, Ramalho Órtigão ou Guerra Junqueiro.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub