Negócios e Empreendorismo

Geórgia quer abrir centro cultural português em Tblisi

Decidida em reforçar as relações com os países lusófonos, a Geórgia deverá abrir, até ao final do ano, um centro cultural português em Tblisi.
Versão para impressão

Decidida em reforçar as relações com os países lusófonos, a Geórgia deverá abrir, até ao final do ano, um centro cultural português em Tblisi. A informação foi avançada à agência Lusa  pelo embaixador da Geórgia em Portugal.

“Estamos interessados em Portugal, na cultura e na língua portuguesa. Por isso, em colaboração com Portugal, queremos instalar um centro de língua e cultura portuguesa. As negociações estão a decorrer e estou convencido de que em breve serão bem sucedidas”, disse à agência Lusa o embaixador da Geórgia em Portugal, Giorgi Gorgiladze.

A Geórgia pediu formalmente o estatuto de país observador associado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O pedido será apreciado pelos chefes de estado e de governo dos oito países lusófonos na próxima cimeira, agendada para o Verão, em Maputo, Moçambique.

Giorgi Gorgiladze explicou em entrevista à agência Lusa o interesse da Geórgia no bloco lusófono, sublinhando o valor da língua e o potencial económico dos oito países da CPLP.

“Os países lusófonos estão distribuídos pelos cinco continentes e é importante relacionarmo-nos com estes países. Queremos desenvolver relações económicas, políticas e culturais com estes países, em particular com Portugal”, disse.

Diplomata sublinha relação secular entre Portugal e Geórgia

O diplomata lembrou que as ligações entre Portugal e a Geórgia têm séculos, apontando como provas desse relacionamento a referência ao povo da Geórgia nos “Lusíadas”, de Luís de Camões, ou um painel de azulejos alusivo ao martírio de uma das santas mais veneradas na Geórgia existente no Convento da Graça, em Lisboa.

“Temos que nos redescobrir. Estamos prontos a descobrir Portugal e a convidar os portugueses a descobrirem a Geórgia”, afirmou.

O diplomata adiantou que, para já, a relação com a CPLP se fará sobretudo através de Portugal, uma vez que a Geórgia apenas tem representações diplomáticas em Lisboa e Brasília.

[Notícia sugerida por Pedro Oliveira e Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório