Sociedade

Galiza: Reis magos oferecem cheque a Valença

Um desfile de reis magos galegos distribuiu mais de 1500 kg de caramelos a centenas de crianças e deixaram um cheque de 5000 euros ao quartel de bombeiros de Valença.
Versão para impressão
Um desfile de reis magos galegos distribuiu mais de 1500 quilos de caramelos a centenas de crianças, desde Valença a Tui, e deixaram um cheque de 5000€ ao quartel de bombeiros de Valença, em agradecimento ao serviço prestado pelos portugueses aos vizinhos espanhóis.

A Cavalgata de Reis uniu Valença e Tui, duas cidades vizinhas, a primeira portuguesa e a segunda galega, separadas pró 3,5 km de distância, mas unidas pelo espírito de entreajuda. Tendo em conta que o concelho de Tui não dispõe de qualquer corpo de bombeiro, em caso de emergência, o socorro é prestado pelos bombeiros voluntários de Valença.

Em jeito de agradecimento ao apoio e ajuda concedida pelos portugueses vizinhos, a autarquia galega faz questão de a compensar através da ajuda financeira.

O cheque entregue esta semana “é uma ajuda dada habitualmente pela autarquia de Tui, pelo apoio que nós prestamos todo o ano”, explica Luís Alberto Coelho, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Valença, à Lusa.

“Obviamente que não chega para as despesas que temos em prestar o serviço, mas é um apoio importante”, acrescenta.

Com início às 16h, no quartel de bombeiros de Valença, o desfile contou com três reis magos ladeados por 250 figurantes e 9 carros alegóricos. Em duas horas foram percorridos os 3,5 km que ligam Valença a Tui e distribuídos mais de uma tonelada de caramelos às centenas crianças portuguesas e galegas que se avolumavam pelo caminho para acompanhar o desfile.

“É uma prova da relação, até cultural, entre os dois povos, que estamos sempre a tratar de melhorar”, declara Moisés Rodriguez, o alcaide de Tui.

A Cavalgata de Reis é promovida em conjunto pelos municípios de Valença e de Tui que, desde Dezembro, formam a segunda eurocidade entre o Norte de Portugal e a Galiza, depois de Chaves e Vérin.

[Notícia sugerida por Bruno Melo e Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub