Saúde

Gaia: Cirurgiões realizam operação inovadora ao coração

Uma equipa de cirurgiões do Serviço de Cardiologia do hospital de Gaia, realizou, esta semana, uma operação inovadora ao coração que deverá melhorar a qualidade de vida dos doentes vítima de enfarte. A técnica está neste momento a ser testada a nível
Versão para impressão

Uma equipa de cirurgiões do Serviço de Cardiologia do hospital de Gaia, realizou, esta semana, uma operação inovadora ao coração que deverá melhorar a qualidade de vida dos doentes vítima de enfarte. A técnica está neste momento a ser testada a nível mundial.

Quando as pessoas sofrem enfartes, “há uma parte do músculo que pode morrer, o ventrículo dilata e o coração não bombeia o sangue suficiente, o que faz com que o doente fique com uma insuficiência cardíaca”, explicou à RTP, Vasco Gama, Diretor de Cardiologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia.

A intervenção cirúrgica consistiu na implantação de um dispositivo no ventrículo esquerdo do coração de um doente que tinha sofrido dois enfartes. O procedimento dura cerca de duas horas e é efetuado com anestesia geral.

Através da virilha do paciente, e com a ajuda de um cateter, é introduzido o aparelho.  Ainda fechado, o dispositivo – que tem a forma de um pequeno paraquedas – é levado até ao ventrículo esquerdo do doente, onde depois se expande.

Assim, o pequeno dispositivo consegue isolar a zona ventricular que não funciona devidamente. Depois, o sangue é bombeado directamente para a artéria aorta pondo fim à insuficiência cardíaca.

Este dispositivo, que está ser testado em 20 hospitais europeus, foi inventado por um cirurgião sérvio residente nos EUA.

Em Portugal, o estudo conta com a participação das equipas de cardiologia do centro hospitalar de Gaia e do hospital de Santa Marta, em Lisboa.

Vasco Gama, revelou ainda à RTP, que será realizado “um estudo randomizado, tratando doentes com esta técnica e da forma clássica – através da medicação – para depois analisar os resultados”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório