Cultura

Fundação Saramago vai abrir com entrada gratuita

A sede da Fundação Saramago abre ao público amanhã, 13 de Junho, e tem entrada gratuita até ao final do mês. A exposição inaugural diz respeito à vida e obra do Nobel da Literatura nacional.
Versão para impressão
A sede da Fundação Saramago abre ao público amanhã, 13 de Junho, e tem entrada gratuita até ao final do mês. A exposição inaugural diz respeito à vida e obra do Nobel da Literatura nacional.
 
De acordo com a Agência Lusa, a inauguração está agendada para as 11.30h de amanhã, feriado municipal e dia de Santo António. A abertura ao público está prevista para as 14.00h com a apresentação da exposição permanente “A Semente e os Frutos”, mostra que reúne livros traduzidos por Saramago, manuscritos, notas pessoais, agendas, recortes de jornais e os livros do escritor.
 
As paredes do espaço estão cobertas por poesia, crónicas, romances e fotografias de todo o percurso de vida de Saramago. Existe ainda equipamento audiovisual, como entrevistas, discursos e documentários, mas o grande chamariz de todo o edifício passa pelo escritório recriado. Este pequeno espaço contém a secretária, os óculos, a máquina de escrever e vários outros objetos que pertenceram ao autor.
 
A Fundação que ocupa a Casa dos Bicos estará aberta nos dias úteis das 10.00h às 18.00h, ao passo que aos sábados funcionará entre as 10.00h e as 14.00h. Os visitantes terão, ainda, à disposição uma loja com livros de José Saramago e outros artigos com a marca da entidade.
 
Até ao fim do mês, quem quiser aproveitar para visitar a Fundação terá direito a entrada gratuita. No final deste período inaugural, os bilhetes terão um custo de 3 euros para os portugueses e de 5 euros para os estrangeiros.
 
José Saramago faleceu em Junho de 2010 e as suas cinzas foram depositadas, no ano passado, junto a uma oliveira centenária intencionalmente plantada ao lado da Casa dos Bicos.

[Notícia sugerida por Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório