Ambiente

França: veículos poluentes banidos dos centros

A ministra do Ambiente francesa, Nathalie Kosciusko-Morizet, apresentou esta semana um projeto para a criação de uma "Zona de Ação prioritária para o Ar" (ZAPA) que terá o objetivo de reduzir o impacto de viaturas poluentes em zona urbana.
Versão para impressão
A ministra do Ambiente francesa, Nathalie Kosciusko-Morizet, apresentou esta semana um projeto para a criação de uma “Zona de Ação prioritária para o Ar” (ZAPA) que terá o objetivo de reduzir o impacto de viaturas poluentes em zona urbana.

A medida será aplicada, de forma experimental, em oito aglomerações urbanas voluntárias, entre elas Paris, Nice ou Lyon, a partir de 2012 e durante três anos. A circulação será interdita a certos tipos de veículos em função do nível de poluição que emitem – calculado a partir do ano de construção.

A ministra, de acordo com os meios de comunicação franceses, considera que o futuro começa hoje e que esse pertencerá “às pequenas viaturas e às elétricas”. Para isso já foi divulgada uma lista dos tipos de veículos que poderão vir a ser interditados, em especial os carros anteriores a 1997 e no caso das motas, os anteriores a 2004.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, morrem em França cerca de 42 mil pessoas todos os anos prematuramente devido à contaminação ambiental. A ministra sublinhou ainda que mais de três milhões de franceses sofrem de asma.

       

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub