Cultura

França: Banda desenhada lusa nomeada para três prémios

O livro de banda desenhada 'O amor infinito que te tenho e outras história', do autor luso Paulo Monteiro, está nomeado para três prémios de BD, em França. Já premiada em Portugal, a obra foi lançada naquele país em Junho, pela editora Six Pieds Sous
Versão para impressão
O livro de banda desenhada 'O amor infinito que te tenho e outras história', do autor luso Paulo Monteiro, está nomeado para três prémios de BD, em França. Já premiada em Portugal, a obra foi lançada naquele país em Junho, pela editora Six Pieds Sous Terre e desde então que tem recebido críticas favoráveis por parte dos media.
 
Aquela que é a obra de estreia de Paulo Monteiro está, assim, nomeada para melhor banda desenhada em três prémios distintos: 'Prix Sheriff D'or 2013', atribuído pela livraria Esprit BD (de Clermont-Ferrand); 'Prix Bulles De Cristal 2014', criado pela livraria Ange Bleu, a sul de Paris; 'Prix Lycéen De La BD Midi-Pyrénées 2014', indicado pelos estudantes das escolas da região dos Pirinéus. 

O livro reúne dez histórias, feitas entre 2005 e 2010, que versam, de uma forma poética e desassombrada, sobre o amor e a sua impossibilidade. Publicado em França com o título 'L'amour infini que j'ai pour toi', o livro foi já eleito o melhor álbum de banda desenhada de 2011 no Festival Internacional Amadora BD.
 
Além disso, o livro foi também  traduzido e editado em Espanha e na Polónia, sendo que em 2014, irá chegar ao Brasil, Reino Unido e Sérvia, e em 2015, à Coreia do Sul. Desde que foi lançado para as bancas francesas, o mesmo tem vindo a ser alvo de excelentes críticas por parte dos media especializados e até de alguns jornais generalistas, como, por exemplo, o Le Monde.
 
Paulo Monteiro, responsável pelo festival de banda desenhada de Beja, está agora a trabalhar numa segunda obra, que só deverá ser editado entre 2015 e 2016. Em declarações à Lusa, o autor conta que deve “acabar a escrita em Janeiro ou Fevereiro”, demorando muito nesse processo porque gostar muito do meu trabalho. “Gosto muito do que faço aqui em Beja e, depois, o tempo que me sobra nem sempre é para escrever e desenhar”, refere.
 
Atualmente, Paulo Monteiro tem parte da sua obra exposta na galeria Mundo Fantasma, no Porto, numa exposição conjunta com a ilustradora e autora de banda desenhada Susa Monteiro.

Acompanhe o trabalho deste autor português reconhecido em França AQUI, na sua página de Facebook.

Notícia sugerida por Ana Pereira

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub