Ambiente

Flamingos avistados no estuário do Rio Douro

Uma população de 14 flamingos pousou na madrugada de domingo na reserva natural do estuário do Rio Douro, perto da Ponte da Arrábida, para se alimentar, possivelmente em busca de "um novo sítio para colonizar".
Versão para impressão
[Fotografia: © EPA]

Uma população de 14 flamingos pousou na madrugada de domingo na reserva natural do estuário do Rio Douro, perto da Ponte da Arrábida, para se alimentar, possivelmente em busca de “um novo sítio para colonizar”.

“Não havia observações de flamingos no Douro há muito tempo, mas tem-se registado a sua expansão para Norte, depois de há alguns anos terem sido vistos em Aveiro e em Esmoriz”, explicou à agência Lusa Nuno Gomes Oliveira, diretor do Parque Biológico de Gaia, organismo que registou a ocorrência.

Os 14 flamingos cor-de-rosa de pernas longas e pescoço comprido que foram avistados no Douro eram maioritariamente jovens. Entretanto durante essa manhã abandonaram o local devido à presença das pessoas naquelas praias à beira-rio.

Após o nascimento, acrescentou Nuno Gomes Oliveira, os flamingos “procuram novos sítios para colonizar”, a chamada migração pós-natal onde começam a distribuir-se para procurar novos territórios.

Também pela primeira vez este ano, a população de flamingos do Algarve nidificou, verificando-se assim uma “expansão de população de flamingos em Portugal”.

A grande zona de nidificação destas aves é em França, na zona da Provença, com alguns focos no Sul de Espanha.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório