Cultura

Filme português tem ante-estreia em França

O filme "A Gaiola Dourada" do realizador lusodescendente Ruben Alves vai ser apresentado nos cinemas franceses, já na próxima semana. A produção cinematográfica homenageia a comunidade portuguesa que emigrou para a França, a partir da década de 1960.
Versão para impressão
O filme “A Gaiola Dourada” do realizador lusodescendente Ruben Alves vai ser apresentado nos cinemas franceses, já na próxima semana. A produção cinematográfica homenageia a comunidade portuguesa que emigrou para a França, a partir da década de 1960.

Esta “comédia à portuguesa” é o resultado de “30 anos de observação” de Ruben Alves, que viu os pais e familiares perante a urgência da emigração. Segundo a agência Lusa, a ante-estreia do filme está prevista para a próxima noite de segunda-feira, nos cinemas parisienses.

O realizador de pais portugueses defende que “é tempo de homenagear estas pessoas todas que fugiram do país, foram trabalhar para fora e lutar pela vida”. Ruben Alves salienta que “Portugal é muito bem representado em França” e que “as pessoas têm uma imagem muito boa dos portugueses”.

Apesar desta condição, o cineasta garante que os franceses “não os conhecem realmente” e que, por isso, resolveu criar um filme que aborda aqueles que tiveram de deixar o seu país natal. “Se com este filme eu conseguir que os franceses saibam quem somos nós, os portugueses, então ficaria muito feliz”, acrescentou o Ruben Alves.

Para além de reforçar a imagem criada pelos habitantes de França, o realizador espera que este filme também possa “mudar as mentalidades dos portugueses que pensam que conhecem os emigrantes”.


“A Gaiola Dourada”, que em francês ganha o nome de “La Cage Dorée”, conta a história de um casal de emigrantes que está em França há 30 anos. A mulher é porteira e o seu marido um trabalhador da construção civil, interpretados pela atriz Rita Blanco e pelo ator Joaquim de Oliveira.

O elenco da longa-metragem conta ainda com Maria Vieira, Chantal Lauby, Roland Giraud, Bárbara Cabrita, Jean Pierre Martins, Lannick Gautry, Jaqueline Corado Silva, Nicole Croisille, Alice Isaaz e Alex Alves Perreira.


O filme foi escrito por Ruben Alves, Jean-André Yerlès e Hugo Gélin, e contou com o trabalho de produção das sociedades francesas Zazi Films, Pathé e da TF1 Films Production. A estreia em Portugal de “A Gaiola Dourada” está prevista para o próximo dia 1 de agosto.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub