Cultura

Filme português estreia no Brasil

NULL
Versão para impressão
“Embargo”, a longa-metragem do realizador português António Ferreira inspirada num conto de José Saramago, vai estrear no Brasil a 21 de outubro, avança agência Lusa. A obra vai ser exibida nas salas de cinema em S. Paulo e Rio de Janeiro e, posteriormente, deverá também ser mostrada noutras cidades brasileiras.
 
O cineasta disse à agência Lusa que a distribuição comercial do filme se deverá, em parte, à recetividade da obra de José Saramago no Brasil mas também por se tratar de uma co-produção Portugal-Brasil-Espanha. “Embargo” já tinha sido exibido em festivais de cinema nas duas cidades brasileiras.
 
Desde setembro de 2010, altura em que teve a sua estreia comercial em Portugal, o filme foi selecionado para mais de duas dezenas de festivais internacionais, de uma dezena de países, designadamente de França, Itália, Brasil, Venezuela, Espanha, Suécia, EUA e Canadá.
 
“Embargo”, segunda longa-metragem de António Ferreira depois de “Esquece Tudo o Que Te Disse” (2002), arrebatou dois prémios em Portugal, a Menção Honrosa do Júri Internacional no Fantasporto 2010 e o Prémio de Melhor Argumento Adaptado nos XVII Caminhos do Cinema Português 2010.
 
Rodada em Coimbra, cidade onde António Ferreira tem a sua produtora cinematográfica, baseia-se no conto homónimo de José Saramago, inserido na obra “Objeto Quase”. Fascinado pela escrita de José Saramago, o cineasta transportou consigo a ideia de um filme durante 15 anos, que acabou por concretizar em “Embargo”, que se inspira na crise petrolífera.
 
Segundo a agência Lusa, o realizador decidiu avançar com a adaptação daquela obra do Prémio Nobel da Literatura quando viveu, em 2008, as consequências de uma greve dos camionistas, com as longas filas que se formavam para abastecer as viaturas de combustível, e a rutura de “stocks” alimentares nos supermercados.
 
O ator Filipe Costa, que se iniciou no teatro universitário de Coimbra e foi fundador das bandas musicais “Bunnyranch” e “Sean Riley & The Slowriders”, é o protagonista do filme que conta também com Cláudia Carvalho, Pedro Diogo, Fernando Taborda, José Raposo, Miguel Lança e Eloy Monteiro no elenco.

Clique AQUI para aceder ao site oficial do filme.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório