Cultura

“Filme do Desassossego” iniciará périplo de estreias

"O Filme do Desassossego", do realizador João Botelho, estreia esta quarta-feira, 29 de setembro, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.
Versão para impressão
“O Filme do Desassossego”, do realizador João Botelho, estreia esta quarta-feira, 29 de setembro, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

O filme que é uma interpretação da obra de Fernando Pessoa vai depois ser exibido em cineteatros por todo o país, como se se tratasse da digressão de uma peça de teatro, em vez de estrear nas habituais salas comerciais.

A primeira exibição será no CCB onde ficará em cartaz de sexta-feira a domingo, no pequeno auditório. Na estreia estarão presentes João Botelho e alguns dos atores que participaram no filme.

João Botelho escolheu esta forma de exibição, porque “Filme do desassossego” é “demasiado precioso para ser ouvido com coca-colas, pipocas e telemóveis em centros comerciais”, disse em declarações à Lusa, embora tenha explicado que não quer recorrer a este modelo para os próximos filmes.

“Filme do desassossego” é uma adaptação de “O livro do desassossego”, escrito por Bernardo Soares, um dos heterónimos de Fernando Pessoa, e nele o realizador quis preservar a palavra original.

O fio narrativo do filme concentra-se em três dias e três noites e conta com cerca de quarenta atores em curtas participações, como Rita Blanco, Alexandra Lencastre, Miguel Guilherme, Catarina Wallenstein, Laura Soveral, Margarida Vilanova, Ricardo Aibéo, Manuel João Vieira e Marcelo Urghege.

Todos eles dão corpo aos pensamentos de Bernardo Soares, enquanto este divaga por Lisboa.

Depois do CCB, a película será exibida de 7 a 9 de outubro no Teatro Nacional São João, no Porto, seguindo-se um périplo por 26 cidades, como Famalicão, Odivelas, Braga, Almada, Vila Real, Tavira e Guimarães.

Veja um dos trailers no vídeo abaixo.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório