Cultura

Filme de João Canijo volta a brilhar no estrangeiro

O filme "Sangue do meu Sangue" do português João Canijo continua a somar prémios além-fronteiras. Desta vez, a distinção veio da Áustria.
Versão para impressão
O filme “Sangue do meu Sangue” do português João Canijo continua a somar prémios além-fronteiras. Desta vez, a distinção veio da Áustria, onde a película conquistou o New Vision Award e um prémio monetário no valor de cinco mil euros no Festival Crossing Europe.
 
No evento, realizado na cidade de Linz, “Sangue do meu Sangue” competia na mesma categoria que os últimos filmes de grandes autores internacionais como Béla Tarr, Andrea Arnold, Bruno Dumont e Andreï Zvyagintsev, adianta a Midas Filmes.
 
De acordo com a produtora, esta é “mais uma prova da excelência” do filme, que foi visto em muitos festivais internacionais e galardoado por múltiplas vezes em Portugal e no estrangeiro.
 
A propósito da recente Retrospetiva Integral da obra de João Canijo no BAFICI, em Buenos Aires, na Argentina, o mais importante diário daquele país, La Nación, considerou mesmo este trabalho do português “uma obra-prima” e defendeu que a carreira de Canijo é prova do “excelente momento que atravessa o cinema” no nosso país.
 
Esta segunda-feira, João Canijo apresentará pessoalmente o filme no Festival Internacional de Cinema d'Autor de Barcelona, em Espanha, descrito pelo programa do evento como “uma obra onde o trabalho dos atores e atrizes é a chave, junto com a câmara cúmplice de um autor em estado de graça”.
 
Horas depois, “Sangue do meu Sangue” será também dado a conhecer num festival de cinema no Panamá e, em finais de Junho, chegará ao Festival de La Rochelle, em França, que homenageará o autor com a exibição de outros três filmes, nomeadamente Ganhar a Vida, Noite Escura e Mal Nascida.
 
Já editado em DVD, numa edição especial de colecionador, e exibido na sua versão em 3 partes na RTP, “Sangue do meu Sangue” continua a circular um pouco por todo o país, em sessões organizadas por cineclubes e associações culturais.

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub