Cultura

Fado candidato a Património da Humanidade

A candidatura vai ser entregue na Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) até ao final de agosto, garante António Costa, presidente da autarquia lisboeta. O fadista Carlos do Carmo, que integra a comissão científica
Versão para impressão
[Foto: Luis Benard da Costa Ghude]

A candidatura vai ser entregue na Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) até ao final de agosto, garante António Costa, presidente da autarquia lisboeta. O fadista Carlos do Carmo, que integra a comissão científica da proposta, considera que este pode ser um gesto importante para “retribuir a dignidade que [o Fado] merece”.

“Se há alguma coisa que nos é devida é não apagar a memória do Fado que nos acompanha há século e meio”, frisou ainda Carlos do Carmo, citado pela agência Lusa.

A candidatura da canção de Lisboa a património da Humanidade foi apresentada esta quarta-feira na reunião pública do executivo municipal lisboeta. No decorrer do evento, António Costa afirmou que o processo de decisão da Unesco deverá demorar “pelo menos”, na “melhor das hipóteses”, um ano.

A comissão científica da candidatura, liderada pelo musicólogo Rui Vieira Nery, trabalhou durante cinco anos na proposta. Carlos do Carmo assegura: “Vamos até ao fim com tenacidade”, num plano de continuidade do “esforço grande de fazer tudo para que [a candidatura] seja aprovada”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório