Inovação e Tecnologia

Facebook renasce mais multimédia que nunca

NULL
Versão para impressão

Um novo perfil em formato Timeline – que conta a vida do utilizador por ordem cronológica –, a aposta em ‘streamings’ de música e outros conteúdos multimédia e a atualização automática e em tempo real das atividades dos utilizadores, são as principais novidades do novo Facebook, anunciadas pelo próprio Mark Zuckerberg, esta quinta-feira, na conferência f8, encontro anual de programadores do Facebook, em São Francisco (EUA).

Segundo Zuckerberg, a ferramenta Timeline – que ainda só está disponível para programadores, embora seja fácil enganar o sistema e experimentar imediatamente o novo formato de perfil (clique AQUI para saber como, num artigo da Terra Brasil) – será a estória de vida de cada um dos seus utilizadores.

E, de facto, assim é: este novo formato agrega fotos, publicações de mural, comentários, vídeos e “likes” de forma cronológica e desde que o utilizador fez o seu primeiro log in na maior rede social do mundo.

Partilhar sem clicar no “like”

O novo Facebook traz também um novo conceito de aplicações que permitem ao utilizador partilhar as suas atividades automaticamente e em tempo real. Estes aplicativos já estão disponíveis, a partir de hoje, em versão 'beta', ou seja, ainda em fase de desenvolvimento.

Estas novas aplicações permitem que o utilizador faça diversas operações sem sair da rede, como por exemplo ver uma série, ouvir uma música ou jogar um jogo entre amigos. E essas atividades serão automaticamente partilhadas no Facebook sem que seja necessário fazer “gosto” ou “like” no vídeo ou música ou outra aplicação multimédia que o utilizador esteja a usar.

Simplificando com um exemplo: um amigo está a ver uma série de televisão na Internet. Em vez de clicar no “gosto” na página da série, como antigamente, o amigo pode escolher ver a série no Facebook, através de uma aplicação disponibilizada pela empresa detentora do vídeo.

Essa atividade do utilizador vai surgir no polémico “Ticker”, do lado direito do ecrã, que já está a funcionar há algumas semanas. Depois, os amigos que tiverem curiosidade podem clicar na notificação para ver do que se trata. Aí, e ao adicionar a aplicação, pode assistir igualmente à série ao mesmo tempo que o seu amigo.
 
Novos acordos com empresas de conteúdos

Para disponibilizar estas novas funções, o Facebook anunciou que fez acordos com várias empresas de conteúdos (como a Hulu, Spotify, Washington Post, Wall Street Journal, Guardian, Nike, IMDB, Soundcloud, The Daily e Netflix). Mas a aposta pode ser arriscada uma vez que estas empresas não estão disponíveis em todos os países, sendo algumas delas exclusivas dos Estados Unidos.

“Com esta atualização, vamos expandir para tudo que tem a ver com multimedia: música, filmes, TV, notícias, livros. E teremos aplicações de estilo de vida, para expressar todo tipo de situações das nossas vidas, disse na F8 o fundador do Facebook. Zuckerberg defende que a rede deve facilitar a descoberta de novas músicas e filmes através dos amigos e espera também, com isso, aumentar o tempo que as pessoas passam online.

Clique AQUI para saber mais sobre a nova Timeline.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Etiquetas

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close