Cultura

Exposição inédita de Salvador Dalí em Lisboa

O Centro Colombo traz à Praça Central, de 17 de Junho a 20 de Setembro, uma exposição gratuita de gravuras originais de Salvador Dalí que ilustram a viagem da vida humana no Além, no âmbito da 5ª edição do projeto "A Arte Chegou ao Colombo".
Versão para impressão

Uma exposição inédita em Portugal com gravuras do pintor Salvador Dalí, inspiradas na Divina Comédia de Dante, vão estar em exibição na praça central do Centro Colombo, de 17 de Junho a 20 de Setembro. A entrada na exposição é livre.

Com o apoio da Embaixada de Espanha, a exposição “A Divina Comédia de Salvador Dalí” reúne, pela primeira vez em Lisboa, uma coleção completa de 100 gravuras originais do artista espanhol, inspiradas na obra literária do italiano Dante Alighieri.

As obras representam uma viagem cenográfica dos três reinos pelos quais, segundo a obra de Dante, a vida humana passa até atingir a perfeição – o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Estas gravuras, produzidas através da técnica de xilogravura (gravura em madeira), datam de 1960 e apresentam uma dimensão de 33 cm x 26 cm.

Salvador Dalí interpreta “A Divina Comédia” como uma espécie de viagem tripartida que reflete momentos distintos da sua carreira como pintor: é uma viagem de autoconhecimento, uma análise do artista às profundezas do seu ser, sendo cada gravura o reflexo da sua praxis artística, da sua arte e da sua vida.

Na interpretação artística que faz, Salvador Dalí ocupa o papel de Virgílio, imerso nos estratos que Dante Alighieri escalou, e as suas gravuras ilustram a profundidade transcendental da obra” A Divina Comédia”.

Seguindo a estrutura do livro, as ilustrações foram organizadas em três espaços, que remetem para a viagem de Dante Alighieri: foi feita uma impressão para cada canto e, ainda, uma para a capa, dando origem ao total de 100 gravuras, produzidas através da técnica de xilogravura (gravura em madeira).

Para a coleção “A Divina Comédia” foram utilizadas cerca de 3.500 pranchas gravadas, que se refletem num resultado surpreendente, tanto do ponto de vista técnico como artístico. A Exposição conta com a Curadoria da State of the Art e o projeto de arquitetura é da autoria do Ateliê português LikeArchitects.

A exposição terá uma instalação interativa, na qual existirão 9 salas distintas: três delas representam o Inferno, outras três representam o Purgatório e, por último, há três salas que simbolizam o Paraíso.

A Exposição “A Divina Comédia de Salvador Dalí” pode ser visitada até ao dia 20 de Setembro, na Praça Central do Centro Colombo, todos os dias, das 10H00 às 24H00, com entrada gratuita.

Podem ser efetuadas visitas guiadas à Exposição à 3.ª e 5.ª feira, às 11H30m, com marcação prévia que deve ser feita no Balcão de Informações do Centro ou através do contacto telefónico 217113600.

Aos sábados e domingos, as Visitas Guiadas podem ser realizadas entre as 11H30m e as 15H30m, sem marcação prévia, sendo que a lotação máxima por cada visita guiada é de 15 pessoas.

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório