Negócios e Empreendorismo

Exportações: Vinho verde regista “melhor ano de sempre”

As exportações de vinho verde deverão ultrapassar os 40 milhões de euros em 2013, cerca de 39% da faturação total.
Versão para impressão
As exportações de vinho verde deverão ultrapassar os 40 milhões de euros em 2013, cerca de 39% da faturação total, disse esta segunda-feira à Lusa o presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
 
Estes resultados, assegura Manuel Pinheiro, representam o “melhor ano de sempre” em termos de exportações de vinho verde, o que face aos resultados de 2012 será um crescimento “entre 12 e 15%”.
 
“É um ano recorde de exportações. Vamos fechar com mais de 40 milhões de euros de exportações”, sublinhou o presidente da CVRVV.
 
As vendas nacionais, fruto das dificuldades económicas no país, apresentaram quebras superiores a 5%, pelo que a prioridade dos produtores concentrou-se este ano no estrangeiro.
 
“Sobretudo para mercados como os Estados Unidos da América, Canadá e Alemanha. As economias mais fortes ajudaram-nos a compensar as dificuldades do mercado nacional”, explicou Manuel Pinheiro.
 
A produção de vinho verde distribui-se atualmente por 48 concelhos do noroeste de Portugal, envolvendo mais de 22.000 produtores e várias castas.
 
Segundo o presidente da CVRVV, a procura de vinho verde este ano foi tal que alguns produtores chegaram mesmo a interromper o fornecimento, por rotura do produto armazenada, enquanto aguardam a vindima deste ano.

Vindimas crescem 15% na ordem dos 75 milhões de litros
 
Este ano, e apesar da intensidade da chuva e das temperaturas baixas desde o início do crescimento da vinha, o que originou uma colheita mais tardia, a CVRVV garante que a qualidade do vinho não será afectada e aponta para um aumento dos litros produzidos.
 
“Todos os factores apontam que 2013 será um ano de excelentes colheitas, com uma campanha na ordem dos 75 milhões de litros, correspondendo a um aumento de 15% face ao ano passado, ainda que inferior do que a média de cinco anos anteriores”, afirma Manuel Pinheiro, Presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, em comunicado enviado ao Boas Notícias.
 
 

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório