Sociedade

Exportações aumentam 14% em Portugal

No primeiro trimestre deste ano, as saídas de bens do país aumentaram 14,6%, face ao mesmo período de 2009. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) na passada sexta-feira e, embora registem também um aumento nas importa
Versão para impressão
No primeiro trimestre deste ano, as saídas de bens do país aumentaram 14,6%, face ao mesmo período de 2009. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) na passada sexta-feira e, embora registem também um aumento nas importações na ordem dos 7,6%, revelam uma redução do défice da balança comercial em mais de 168 milhões de euros.

Segundo os dados do INE, as vendas extracomunitárias subiram 38% no mês de março relativamente ao ano anterior, enquanto as importações aumentaram 25,5%. Já em fevereiro, houve acréscimos de 32,1% nas exportações, devido principalmente a combustíveis e lubrificantes, bem como a máquinas e equipamentos eléctricos. As importações sofreram um aumento de 9,8%.

No acumulado dos três primeiros meses do ano, o aumento das vendas para países extracomunitários ficou-se pelos 18%, com as entradas a registarem uma subida de 32,5%, o que o INE explica pelo encerramento extraordinário da refinaria de Sines em Janeiro/Fevereiro de 2009.

Retirando os combustíveis e lubrificantes, as exportações aumentaram 4% e as importações 21,3%, com o saldo da balança comercial a atingir um défice de 54,3 milhões de euros.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório