Cultura

Experiência imperial lusa em debate no Reino Unido

O King's College, em Londres, vai receber uma série de debates focados na experiência imperial nos mundos de língua portuguesa de África e do subcontinente indiano, adiantou o Instituto Camões.
Versão para impressão
O King's College, em Londres, vai receber uma série de debates focados na experiência imperial nos mundos de língua portuguesa de África e do subcontinente indiano, adiantou o Instituto Camões.
 
No dia 13 de Janeiro, especialistas nacionais e estrangeiros em História Colonial Portuguesa vão reunir-se numa oficina de trabalho na capital britânica para discutir “temas que vão das relações afro-europeias na era pré-colonial ao Estado português da Índia e à ideologia e ao legado do império português africano do século XX”.
 
O evento vai contar com académicos de diversos países, entre os quais Angola, Grã-Bretanha, Alemanha, Holanda, Irlanda e Itália, divididos por cinco painéis temáticos. 
 
O primeiro painel vai estar subordinado ao tema “Envolvimentos africanos e europeus na era pré-colonial” e será moderado pelo professor Toby Green do King's College.
 
Segue-se um debate acerca da presença portuguesa na Índia, presidido pelo célebre Malyn Newitt, especialista em história colonial portuguesa e uma discussão sobre os impérios formais e redes informais, moderado por Francisco Bethencourt, antigo diretor da Biblioteca Nacional de Lisboa.
 
Nesse âmbito, Filipa Ribeiro da Silva, do Instituto Internacional de História Social da Academia Real dos Países Baixos falará sobre comerciantes privados nos impérios atlânticos português e holandês entre 1580 e 1674. 
 
O quarto painel, moderado por Abdool Karim Vakil, também do King's College, abordará o império português no século XX em Angola. 
 
A fechar, Luísa Pinto Teixeira, do Instituto Camões Center no King's College, presidirá a um debate sob o tema abrangente “A Ideologia e o legado do Império Português”.

[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório