Saúde

Exercício físico reduz risco de demência

NULL
Versão para impressão
O exercício físico ajuda a reduzir o risco de uma pessoa sofrer de demência e atrasa o desenvolvimento da doença, quando esta já existe. Esta é a principal conclusão de um estudo publicado, este mês, pela Mayo Clinic Proceedings.

Quando Eric Ahlskog, líder da investigação, iniciou a sua pesquisa, partiu com o objetivo de descobrir a influência cognitiva neuroprotetora do exercício. Para isso baseou-se em vários estudos já realizados sobre a temática.

Os estudos revelaram uma clara evidência de que o exercício aeróbico reduz significativamente os riscos de um comprometimento cognitivo, ou seja, pessoas que praticam exercício diariamente têm menos probabilidades de vir a sofrer de demência. 

De facto, comprovou-se que os resultados cognitivos de pacientes dementes melhoraram após seis a doze meses de exercício, comparados com pacientes com hábitos sedentários.

Mesmo em adultos saudáveis, o exercício aeróbico é responsável por uma melhoria dos resultados cognitivos.

Exercício melhora as ligações do cérebro

Andar, ir ao ginásio e praticar atividades em casa tão simples como limpar as folhas do chão no outono são alguns dos exemplos dados pelos investigadores.

A equipa de Eric Ahlskog reviu mais de 1600 estudos. “Podemos ter um argumento muito convincente para a realização de exercício como uma estratégia para prevenir a demência e o comprometimento cognitivo leve, além de modificar favoravelmente estes processos, quando ele já está desenvolvido”, explicou o neurologista.

Estudos realizados com animais concluíram também que o exercício facilita a neuroplastia, associada às ligações dentro do cérebro. Isto é, desempenha um papel importante na preservação da integridade do cérebro humano.

É por isso que Ahlskog acredita que “o exercício não deve ser menosprezado como uma importante estratégia terapêutica”, apesar de esta ser uma matéria que vai ainda requerer muita investigação.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório