Cultura

Evento assinala 128.º aniversário de Fernando Pessoa

Fernando Pessoa nasceu há 128 anos. No dia do aniversário do poeta, 13 do junho, a Casa Fernando Pessoa oferece aos visitantes um programa musical alargado, composto por três momentos: um recital e uma oficina para os mais novos e um concerto da cant
Versão para impressão
Fernando Pessoa nasceu há 128 anos. No dia do aniversário do poeta, 13 do junho, a Casa Fernando Pessoa oferece aos visitantes um programa musical alargado, composto por três momentos: um recital e uma oficina para os mais novos e um concerto da cantora Sofia Vitória. Neste dia, a visita às exposições e ao acervo da Casa tem um desconto de 50%.

No dia de Santo António, a 13 de junho de 1888, pelas 15 horas e 20 minutos, no 4.º andar esquerdo do n.º 4 do Largo de São Carlos, nascia Fernando Pessoa, entre as badaladas do sino da Igreja dos Mártires e os ensaios do Teatro. A música foi parte integrante do seu crescimento: a primeira infância passou-a a brincar sózinho, embalado pelas melodias da orquestra. 

O poeta menino e a sua relação com a música é o ponto de partida para o recital “Pessoa: uma sinfonia” desenhado para crianças a partir dos 3 anos que se propõe a encontrar a Sinfonia de Pessoa: as  cordas e os tambores da sua relação com a infância. O recital, marcado para as 15h20, conta com Ana Sofia Paiva (voz), Otto Pereira (violino) e Raquel Reis (violoncelo).

Logo a seguir, às 16h30, decorre a oficina “Música… que sei eu de mim?” que explora a musicalidade e a oralidade para famílias e crianças a partir dos 6 anos, também com Ana Sofia Paiva.
 
Ao fim do dia, às 19h00, é a vez do espetáculo “ECHOES” de Sofia Vitória, concerto de apresentação do seu novo disco que parte dos textos em inglês de Fernando Pessoa. O poeta partiu há 80 anos e as últimas palavras que nos deixou foram escritas em inglês: “I know not what tomorrow will bring”.

Desconto de 50% na visita ao acervo
 

A entrada nestes eventos é livre, limitada aos lugares existentes. Neste dia, a visita à Casa Fernando Pessoa tem uma redução de 50% no preço do bilhete.

A Casa Fernando Pessoa funciona na residência onde o poeta morou nos últimos 15 anos da sua vida (1920-35), em Campo de Ourique, e ainda hoje é possível visitar o quarto do poeta, com a cómoda original sobre a qual, no chamado “dia triunfal”, Pessoa deu voz aos seus principais heterónimos.
 
Em exposição permanente estão os objetos pessoais do poeta como a máquina de escrever, os óculos e blocos de apontamentos, entre outros. A Casa Fernando Pessoa alberga ainda uma sala multimédia – o Sonhatório – e a preciosa biblioteca particular do autor, digitalizada e disponível para consulta online, com mais de 1.200 títulos. Esta biblioteca foi recentemente enriquecida com a doação à casa de 80 livros do poeta que estavam na posse da família.
 

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório